Opinião - Mantendo a chama sempre acesa


21/05/2012 12:02 | José Bittencourt*

Compartilhar:


Sou o autor da lei nº 14.780, que institui o "Dia da Defesoria Pública" sancionada no último dia 14/5, e em uma descontraída conversa com o Dr. Gustavo Augusto da defensoria pública, que veio ao meu gabinete para agradecer em nome da categoria a referida lei, entramos na discussão de como é importante os mais desvalidos acreditarem que podem ter direito à justiça, pois se há sentimento dolorido e muito difícil de ser tirado de dentro de nós, é o sentimento de termos sido injustiçados.

Eu dizia em nossa conversa ao Dr. Gustavo que a grande maioria dos membros da defensoria pública é composta por jovens, e justamente por isso é que eu acredito na eficiência do trabalho deles. O jovem ainda tem aquela chama do ideal acesa, e por isso, devido ao fogo da paixão pelo que ele faz e acredita, é que buscará a todo custo fazer valer o direito de quem ele defende, e, mesmo que ele, em certo momento, não ganhe a causa, e sinta que o seu defendido foi injustiçado, buscará de toda maneira reverter a situação em instâncias superiores.

Jovens. Como é bonito ver a ascensão dos jovens. Você vê uma reportagem sobre a Polícia Federal, Ministério Público, e sobre o Judiciário, e logo percebe que a grande maioria dos delegados, promotores e juízes são pessoas jovens.

Refletindo nisso, nesse exato instante me veio à mente uma canção do saudoso Gonzaguinha:

Eu acredito é na rapaziada

Que segue em frente e segura o rojão

Eu ponho fé é na fé da moçada

Que não foge da fera e enfrenta o leão

Eu vou à luta com essa juventude

Que não corre da raia a troco de nada

Eu vou no bloco dessa mocidade

Que não tá na saudade e constrói

A manhã desejada

Há uma passagem bíblica que diz: "O Sacerdote manterá todos os dias acesa a chama que arde no altar" e, em outra passagem, diz o seguinte: "Sem lenha o fogo se apaga". Isso me inspira em todos os meus atos, pois acredito que cabe a nós mantermos o fogo ardente daquilo que acreditamos. Manter sempre acesa a chama do nosso ideal, da paixão que nos impulsiona.

Devido a tudo isso, eu acredito que os nossos "meninos" e "meninas" da defensoria pública alcançarão, em breve, o mesmo grau de confiança da população que já alcançou os membros do Ministério Público.

Parabéns para todos vocês. Deixo meus parabéns antecipado por toda vitoria alcançada, por toda derrota indesejada, mas que tenha sido bem lutada. E que todo dia, no final do expediente, todos vocês possam dizer para a sua própria consciência: combati o bom combate!

Boto muita fé em vocês! Contem comigo sempre!



*José Bittencourt é deputado pelo PSD

alesp