Da Tribuna


21/05/2012 18:34 | Da redação

Compartilhar:


Quadras poliesportivas



Carlos Giannazi (PSOL) pediu ao governo estadual e à Secretaria da Educação que tomem providências em relação à construção de quadras poliesportivas nas escolas públicas. De acordo com o deputado, a escola Lúcia Akemi Mi, na região de Itapecerica da Serra está com sua quadra desativada desde 2008 e consequentemente os alunos não têm aulas de Educação Física, disciplina obrigatória. Giannazi mostrou fotos do lugar e ressaltou um projeto, de sua autoria, que obriga o Estado a construir quadras em todas as escolas. (DV)



Delegacia para animais



Jooji Hato (PMDB) comentou manifestação realizada em São Caetano do Sul, em prol dos animais, "Fico feliz quando eu vejo esses movimentos, e é bom saber que esse assunto está conquistando o apoio da mídia. A divulgação é fundamental para o crescimento dessa luta". O deputado espera que a Casa contribua com o tema e aprove o PL, de sua autoria, que propõe a criação de uma delegacia específica para maus tratos a animais. Hato ainda falou do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. (DV)



Câncer de mama



Edson Ferrarini (PTB) falou da realização de sessão solene para homenagear o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. O parlamentar discorreu a respeito dos malefícios da doença e ressaltou que, quanto antes o câncer for diagnosticado, maiores as chances de tratamento. Considerou fundamental que outros hospitais, como o Santa Marcelina, tenham o mesmo preparo que o Instituto do Câncer, e que os postos de saúde tenham médicos preparados para atendimento oncológico. (DV)



CPI dos juros



"No dia 17/5, foi aberta a CPI dos Juros nas Compras", lembrou Luiz Claudio Marcolino (PT). Para o deputado, a CPI é importante, pois lida com o principal elemento do crescimento econômico do país, o crédito. O parlamentar disse que Lula e Dilma Rousseff, em suas gestões, ampliaram o volume de crédito concedido, mas ainda falta muito para resolver essa questão. Mencionou também a redução da taxa selic. (DV)



Audiências públicas



Carlos Giannazi (PSOL) comentou a realização de duas audiências na Casa essa semana. "As audiências têm como objetivo discutir questões relacionadas ao ensino superior e cobrar providências imediatas do Ministério da Educação", disse. Na segunda-feira, 21/5, a audiência discutiu com a comunidade acadêmica a situação da Universidade Federal de Guarulhos. Nesta terça, 22/5, a audiência contará com a presença do interventor da Universidade São Marcos, Carlos Roberto Galli. "A Universidade São Marcos foi fechada pelo MEC e os alunos e professores não foram orientados sobre o que fazer". (DA)



Animais



Jooji Hato (PMDB) falou a respeito de campanhas realizadas por instituições que cuidam de animais. "Os protetores dos animais merecem todo o nosso respeito. Espero que o povo brasileiro, que é um povo bom, trate melhor os animais", disse. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 1.207/2011, de sua autoria, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus Tratos a Animais. O parlamentar comentou, também, acidentes envolvendo motos com garupa e lamentou a situação dos hospitais públicos. (DA)



Corrida ciclística



Edson Ferrarini (PTB) comentou a 13ª corrida ciclística, realizada pela Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo " Adepom, no domingo, 20/5, em Santana, zona norte de São Paulo. "Eu tive a oportunidade de participar dessa corrida. É um jeito de aproximar os policiais da comunidade", disse. O parlamentar defendeu maior integração entre a classe dos policiais e a sociedade. "O policial é amigo do cidadão. O número 190 recebe 150 mil ligações por dia, há uma relação de necessidade de integração", finalizou. (DA)



Investimentos em educação



Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, participará de uma audiência pública da Comissão de Educação. "Iremos cobrar medidas e mais investimentos no magistério estadual", disse. O parlamentar afirmou que serão levantadas questões como: a aplicação da Lei Federal 11738/2008, que estabelece a jornada do piso; providências em relação à divisão das férias dos professores; providências em relação à existência de 70 escolas de lata no Estado e ações para a construção de quadras esportivas em escolas que ainda não as possuem. (DA)

alesp