Opinião - Pedofilia na internet: um crime silencioso


22/05/2012 10:18 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


Uma nova era parece que começa a surgir; após o roubo das 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, que em seguida foram publicadas na internet, as instituições procuradas para resolver o caso demonstraram uma capacidade de investigação espetacular. Em um prazo pequeno conseguiram não só esclarecer, mas também encontrar os suspeitos. Após a prisão dos suspeitos, Dieckmann disse que se sentia aliviada, pois agora poderia voltar a viver, já que, segundo ela mesma, sua vida estava em suspenso. É de se imaginar ter sua vida e imagem expostas por todo o mundo sem querer, isso deve mesmo ser muito difícil.

Não há como achar ruim essa eficiência, na verdade, a rapidez com que a justiça tratou deste caso demonstra que eles são, sim, capazes de investigar, encontrar e punir criminosos que tem agido pela internet, algo que até então parecia difícil de acontecer por aqui.

Espero que daqui para frente todos os criminosos que vêm agindo pela internet, principalmente os pedófilos que infestam os sites com informações e fotos de inocentes crianças, também sejam encontrados e punidos com a mesma eficiência e rapidez. Infelizmente, o crime absurdo cometido contra a atriz, tem se repetido todos os dias com pessoas anônimas e crianças indefesas. A vida dessas pessoas também está em suspenso, porque o crime cometido na internet é tão cruel e lesivo quanto qualquer outro.

Oxalá fosse dada a mesma atenção dispensada a este caso de grande mobilização pública, aos casos de pedofilia que quase nunca recebem a mesma atenção.

Eu mesmo, recentemente, tive meu website invadido por um hacker estrangeiro. Ele, em alguns minutos, fez o mesmo com diversos outros sites. Nesses momentos nos questionamos o que fazer e percebemos que para este crime ainda existe uma imensa lacuna. Na verdade quando nos sentimos atingidos por situações como esta não sabemos nem mesmo a quem recorrer. Imagine um pai ou uma mãe que descobrem que alguém está tentando seduzir seu filho via chat ou redes sociais. O que eles podem fazer? Percebo que a maioria se sente órfã nestes momentos.

O abuso e a exploração sexual roubam a fantasia, o sonho, a segurança e a infância de nossas crianças. A internet tem sido um campo fértil para esse tipo de crime e combater de maneira imediata e eficiente é a única maneira de acabar de vez com esse crime hediondo.

Infelizmente existe hoje um comércio que alimenta a rede de pornografia infantil pela internet, são fotos e vídeos de crianças comercializadas todo o tempo. Esse crime movimenta mais de cinco bilhões de dólares por ano no mundo.

Outro fato preocupante é a facilidade com que os pedófilos encontram suas vítimas neste meio, segundo dados de pesquisa realizada nos EUA: de cada cinco crianças que navegam na rede, pelo menos uma recebeu proposta de um pedófilo.

No Brasil, cerca de mil novos sites de pedofilia são criados todos os meses. Destes, 52% tratam de crimes contra crianças de 9 a 13 anos, e 12% dos sites de pedofilia expõem crimes contra bebês de zero a três meses de idade. Inconscientes dos perigos da internet, as crianças são presas fáceis desses criminosos.



*Gilmaci Santos é deputado pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp