Opinião - Turismo de negócios


23/05/2012 11:42 | Orlando Morando*

Compartilhar:


São Paulo é a cidade que reúne o maior número de eventos e feiras de negócios no Brasil. O circuito de feiras de negócios paulista, o mais importante da América Latina, é o principal segmento de um turismo específico, o de negócios, que atrai interessados em conhecer ou mostrar mais sobre as áreas em que atuam. Segundo estatísticas do setor, os eventos oficiais são visitados por mais de 4 milhões de pessoas por ano e gera cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos.

Um bom exemplo é a Feira da APAS - 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que foi realizada no início do mês, no Expo Center Norte. Os maiores nomes do varejo nacional e internacional se encontraram em São Paulo para troca de experiências e realização de negócios. O tema deste ano foi Colaboração " Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor, propondo reflexões e indicando caminhos para o setor supermercadista.

Anualmente, a Feira da Associação Paulista de Supermercados reúne toda a cadeia do abastecimento para avaliar, repensar e discutir os rumos do varejo. No total foram cerca de 72 mil visitantes e mais de R$ 5 bilhões em negócios realizados.

Mas, o turismo de negócios movimenta o setor de serviços como um todo. Hotelaria, transporte, restaurantes, lojas, entre outros, recebem novos clientes, o que é muito bom. O turismo de negócios é um dos segmentos mais recentes da atividade, pois até um dado momento o indivíduo que viajava por circunstâncias de trabalho não era considerado turista.

No entanto, a partir da expansão dos segmentos turísticos este assunto recebeu novas concepções e olhar diferenciado dos pesquisadores da área. Um fator que contribuiu muito para isso é que estas pessoas, apesar de estarem se deslocando por interesses profissionais, fazem uso dos mesmos equipamentos e serviços dos demais turistas, além de usufruírem também, em seus momentos livres, dos atrativos de lazer, gerando da mesma forma benefícios para a localidade.

Mas, por outro lado, São Paulo chega ao seu limite e essa situação pode se agravar com a realização da Copa do Mundo em 2014. Por isso, é importante estar preparado para comportar a demanda gerada com todos os eventos e tomar algumas medidas que podem aumentar o potencial turístico, como investimentos em infraestrutura, como aeroportos e hotéis e mobilidade urbana.



*Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB e vice-presidente da APAS

alesp