Opinião : Em defesa do trabalho social das igrejas


30/05/2012 17:39 | José Bittencourt

Compartilhar:


Em minhas viagens pelo interior, costumo sempre visitar as autoridades dos municípios, algumas associações e também não abro mão de visitar as igrejas. Faço isso porque gosto muito de conversar com os lideres religiosos, porque considero que eles são os verdadeiros porta-vozes do povo.

O líder religioso qualifica-se como porta-voz porque possui uma sensibilidade nata, já que é motivado por uma vocação, alimentada por um profundo amor pelas pessoas.

Certa vez fui questionado por um cidadão indignado. Ele queria saber qual a razão de as igrejas serem isentas de pagar impostos, pois ele considerava isso um descalabro, uma vez que, segundo a sua visão, a igreja arrecada muito com os dízimos e ofertas dos fiéis, e o Estado poderia usar esse dinheiro em benefício do povo.

Minha resposta: "Meu amigo, você já parou para observar quantos orfanatos, creches, albergues, hospitais, escolas são criados e sustentados pelas igrejas? Já saiu de madrugada alguma vez e se deparou com voluntários distribuindo sopas ou outros tipos de refeições? Pois bem, feche os olhos do preconceito e abra os olhos da boa vontade e verá que o trabalho dessas instituições poupa muito dinheiro e investimento público ao Estado."

Um ex-presidiário me disse certa vez que, na cadeia, os presos só recebem a visita de três instituições: a família, a tropa de choque, quando há um levante, e a igreja". Esse relato me emocionou muito!

A igreja entra nos presídios com o único propósito de transformar esse cidadão ou cidadã encarcerados. Reinserí-lo na sociedade. Transformá-lo num homem ou mulher de bem. Quando você é um observador ou conhecedor do trabalho social desenvolvido pelas igrejas, você fica mais que admirado.

Seria necessário um espaço muito maior nesse jornal para nominar alguns desses líderes. Por uma questão de economia de espaço, citarei um deles, e creio que assim contemplarei aos demais: pastor José Carlos dos Santos.

Faço essa citação por um motivo muito especial: ele foi reeleito na semana passada como presidente da Convenção Geral das Igrejas Evangélicas Avivamento Bíblico. Essa denominação mantém entre seus trabalhos sociais um bem estruturado lar para idosos na cidade de Ubatuba. É um trabalho lindo, operado por profissionais gabaritados e totalmente sustentado pela igreja.

Parabéns, pastor José Carlos dos Santos! Parabéns Avivamento Bíblico! Parabéns, lideres e igrejas que realizam esse magnífico trabalho social em todo nosso Brasil. Vocês de fato merecem o nosso respeito e o nosso efusivo aplauso!

*José Bittencourt é deputado estadual pelo PDT.

"O trabalho das igrejas poupa muito dinheiro e investimento público ao Estado"

alesp