Da Tribuna


30/05/2012 20:45 | Da redação

Compartilhar:


Pesca



Sebastião Santos (PRB) comentou a aquicultura e a pesca no Estado de São Paulo. "Estamos atrasados na questão da pesca. É preciso uma legislação eficaz para trazer mais empregos para São Paulo", disse. O deputado afirmou que, no dia 28/5, participou de conferência sobre atividade pesqueira, que aconteceu na Estância Turística de Presidente Epitácio, para discutir diversas questões a respeito da pesca. "Em breve debateremos uma nova legislação da pesca no Estado", comentou. O parlamentar finalizou ressaltando que a Frente Parlamentar da Pesca está empenhada em relação a isso. (DA)



Educação



"A regra geral é que a educação no Brasil está péssima", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado analisou alguns dados a respeito da educação em São Paulo e afirmou que é preciso investir mais no setor. O parlamentar comentou o exame da OAB, que segundo ele possui 20 mil candidatos inscritos e um índice de reprovação de 92,8%. "Há alunos que não sabem conjugar verbos e nem colocar palavras no plural", disse. O deputado lembrou, também, de uma prova de seleção aplicada pelo governo para a contratação de professores para o ensino básico em 2009: "Dos 180 mil inscritos, 8 mil não alcançaram a nota mínima e foram reprovados". (DA)



Soluções



Milton Vieira (PSD) afirmou estar satisfeito com a indicação de Dimas Ramalho (PPS) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O deputado afirmou estar enfrentando dificuldades para agendar encontros com os secretários estaduais. "Os secretários demoram para marcar audiências e, na maioria das vezes, desmarcam", disse. O parlamentar afirmou que essa questão precisa ser resolvida, pois há assuntos que têm de ser tratados com a presença de secretários. "Nós temos um compromisso com a sociedade. Não estamos aqui para brincadeiras", finalizou. (DA)



Classe dos policiais



Olimpio Gomes (PDT) desejou melhoras ao soldado Teobaldo e ao cabo Marcos, que sofreram acidente de motocicleta. O deputado informou que esteve presente na reunião da comissão mista de parlamentares e representantes do governo criada com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia, estabelecida pelo artigo 26 da Lei Complementar 1.151/2011. Segundo o parlamentar a reunião ocorreria na Casa, mas o local foi alterado sem que os deputados fossem consultados. "Fomos ao Palácio do Governo e o que vimos foi uma exposição técnica de dados. Fomos lá para nada", disse. (DA)



Pedofilia



Ed Thomas (PSB) comentou a aparição na mídia de casos de pedofilia e que isso levanta o debate da questão. "A pedofilia é um pecado contra a inocência. São Paulo é o Estado onde menos se denuncia, mas isso não significa que seja o que possui menos casos", disse. Segundo o parlamentar, 90% dos casos de pedofilia acontecem dentro de casa e os responsáveis são familiares. O deputado defendeu a derrubada do veto ao seu projeto sobre a implantação de casas-abrigo destinadas à proteção de mulheres e filhos vítimas de violência doméstica. (DA)



Limpeza social



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou indignação em relação ao "descaso" do governo em relação às reivindicações dos servidores da segurança pública do Estado. O parlamentar disse ainda que a Lei 1.151/11 não é cumprida. "Temos um aumento da violência. Não há investimento nos servidores da segurança pública de São Paulo", comentou. Carlos Giannazi citou matéria jornalística sobre o tratamento dado pela prefeitura a ambulantes deficientes e idosos. "O prefeito Kassab está organizando uma verdadeira "limpeza social" de forma desumana", finalizou. (IR)



Sem investimentos no funcionalismo



Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que, em 2011, o governo deixou de investir R$ 5 bilhões no funcionalismo. O parlamentar disse que, como membro da Comissão de Finanças e Orçamento, ao analisar o Orçamento do ano passado, percebeu que o governo deixou de investir a quantia destinada à categoria. "Em todas as negociações e debates, o líder do governo afirmara que não havia recursos suficientes. Gostaria de registrar mais uma vez a responsabilidade que o governo tem com o funcionalismo", disse. (IR)



Bebida alcoólica em postos



Jooji Hato (PMDB) falou sobre o Projeto de Lei 323/2011, de sua autoria, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis e em suas lojas de conveniência. O parlamentar comentou a sanção do projeto do ex-vereador de São Paulo, Baratão, que proíbe a venda de galões de água nos postos de combustíveis. "Espero que meu projeto também prospere", disse o parlamentar. (IR)



Democracia



"A duras penas conseguimos consolidar o processo democrático em nosso país", disse o deputado João Antonio (PT), referindo-se a décadas de regime autoritário no Brasil. De acordo com o parlamentar, as conquistas democráticas foram resultado de debates e lutas " de mortes, torturas, exílio de centenas de cidadãos brasileiros ", mas essa etapa foi vencida e cada vez mais a democracia vem se fortalecendo. (GN)

alesp