Audiência com ministro discute implantação do IDSus


13/06/2012 17:07 | Do gabinete do deputado Edinho Silva

Compartilhar:


A audiência pública sobre a implantação do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSus) no Brasil com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, será realizada nesta sexta-feira, dia 15, às 15h, no auditório Franco Montoro, na Assembleia. O secretário de Saúde do Estado, Giovanni Guido Cerri, bem como o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), Ademar Arthur Chioro dos Reis, devem estar presentes.

Na tarde da terça-feira, dia 12, o requerimento de autoria do deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva, propondo a atividade foi aprovado na Comissão de Saúde. A organização da atividade ficará por conta do Legislativo Paulista, por meio da sua comissão, além das frentes parlamentares de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos e da Saúde.

Edinho é um dos principais defensores do tema. Para ele, o novo indicador deve servir de base para que o governo federal faça a redistribuição dos recursos SUS, levando em conta aqueles municípios que investem mais em saúde básica e obtêm resultados positivos como redução da mortalidade infantil, das internações e óbitos relacionados a diabetes e hipertensão, aumento no atendimento às gestantes, entre outros.

"Trata-se de uma cesta de indicadores que vão compor o novo teto do sistema público de Saúde brasileiro. A lógica do IDSus é o fortalecimento dos programas de saúde básica, do acolhimento. É uma mudança na lógica administrativa, na concepção do SUS", explicou.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp