Da Tribuna


13/06/2012 19:57 | Da Redação

Compartilhar:


Não às Drogas



Edson Ferrarini (PTB) comentou a realização de palestras no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em São Paulo, para informar os alunos a respeito dos problemas decorrentes do uso das drogas. "Esse é um trabalho magnífico do exército na luta contra as drogas", disse. O parlamentar criticou a Comissão do Senado de Reforma do Código Penal, que aprovou proposta para descriminalizar o porte de drogas para consumo próprio. "Essa Comissão está fazendo um desserviço. Não concordo com a decisão dessa Comissão e sou totalmente contra a liberação das drogas", disse. (DA)



Clima de impunidade



Olimpio Gomes (PSDB) lamentou a morte do policial militar Valdir Inocêncio dos Santos, de 39 anos. O policial foi assassinado no bairro de Guaianazes, zona leste da capital. "Vivemos um clima de impunidade que impera nesse país. Não podemos aceitar que esse tipo de crime continue acontecendo", disse. O parlamentar comentou a criação da comissão mista de parlamentares e representantes do governo, com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia. O deputado lembrou que deveria ter sido feita uma reunião no dia 13/6, mas até agora a comissão não apresentou nenhuma proposta concreta. (DA)



Saúde



Marcos Martins (PT) parabenizou a Rede de Saúde dos Trabalhadores de Botucatu, que segundo ele, tem realizado um trabalho excelente. O parlamentar comentou que dia 13/6 comemora-se em Osasco o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. "Essa data já faz parte do calendário oficial do Estado. Osasco é uma cidade muito importante e que está se desenvolvendo", disse. O deputado comentou também o Projeto de Lei 319/2012, que dispõe sobre autorização para o Executivo realizar operações de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), captando recursos para área da Saúde, discutido na terça-feira 12/6 em reunião na Assembleia, com a presença do secretário adjunto da Pasta, José Manoel Teixeira. (DA)



Nova Luz



Luiz Cláudio Marcolino (PT) elogiou a decisão da juíza Alexandra Fuchs de Araujo, da 6ª Vara de Fazenda Pública, que suspendeu o projeto Nova Luz. A juíza acatou os argumentos apresentados pela Defensoria Pública, que pediu a suspensão do projeto, acusando a prefeitura de impedir a participação popular no Conselho Gestor que elabora o Nova Luz. "Não estava sendo cumprida a gestão democrática, já que a população não estava sendo ouvida", disse. Segundo o parlamentar, a decisão da juíza foi correta e a população quer ajudar a solucionar os problemas da cidade, mas para isso precisa poder expressar sua opinião e ser ouvida. (DA)



Sem garupa



"Hoje eu vim para a Assembleia em uma moto sem garupa. A garupa aumenta a insegurança e os acidentes", disse Jooji Hato (PMDB). O parlamentar defendeu a derrubada do veto ao PL 485/2011, de sua autoria, que proíbe o trânsito de motos com garupa. Ele comentou a situação dos hospitais públicos e defendeu ações efetivas em benefício da saúde pública do Estado. "Morrem pessoas nos corredores, nas filas. Não podemos mais aceitar isso. Temos que revolucionar esse sistema". (DA)



Retrocesso



Para Carlos Giannazi (PSOL), o Brasil continua em vanguarda no atraso da educação pública. O parlamentar informou a realização da votação do relatório do plano nacional de educação. Segundo Giannazi, a discussão é quanto ao financiamento para a área da educação pública. Pelas informações do deputado, o parecer, apresentado por parlamentar da base governista, prevê o investimento de 7,5% do PIB na educação. "É um retrocesso. Essa porcentagem já foi apresentada em 2001. Nossa luta, desde 98, é para que seja 10%", afirmou. "O Brasil tem uma dívida com a educação", protestou. (IR)



Saúde Pública



Donisete Braga (PT) comunicou que na próxima sexta feira, 15/6, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa, participará de evento com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha. "Vamos fazer um debate. O governo federal irá apresentar os investimentos e políticas públicas relacionados à saúde pública", disse. Segundo o parlamentar, o evento é de extrema importância e deverá ainda contar com a participação de prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes das Santas Casas. (IR)



Polícia lesada



Olímpio Gomes (PDT) considera que a Polícia Civil de São Paulo foi lesada. Segundo o deputado, a instituição foi ignorada e não recebeu qualquer resposta do governo estadual quanto à regulamentação do artigo 26, para o restabelecimento do nível universitário para escrivães e investigadores. O parlamentar comunicou que a Polícia Federal abriu concurso para preenchimento de 600 vagas para perito, escrivão e delegado de polícia. Lembrou que o escrivão e o agente investigador iniciam carreira com salário de R$ 7.514,33 e o delegado R$ 13.368,69. "Simplesmente, mais que o dobro do que se paga ao policial de São Paulo". O deputado estranhou ainda a divulgação de mais policiais nas ruas de São Paulo no dia dos namorados. "Disseram que teriam mais sete mil, só que ninguém viu nenhuma viatura a mais", encerrou.



Defesa dos animais



Jooji Hato (PMDB) elogiou campanha de agasalhos destinada a animais assistidos por ONGs de proteção animale informou contato telefônico para interessados em fazer doações: 9576-6606. O parlamentar fez apelo para que seja aprovado o PL 1.207/2011, de sua autoria, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus- Tratos a Animais. "Lutamos para que aqueles que maltratam os animais sejam punidos na delegacia", reforçou. Jooji Hato falou também que, segundo dados da Polícia Federal, 110 motos são roubadas por dia no Estado de São Paulo. (IR)



Falta de perspectiva



Segundo Rafael Silva (PDT), os interesses da população são "abandonados" no Brasil. Para o deputado, a violência tem muitas origens, entre elas o álcool, as drogas e a falta de perspectiva dos jovens. De acordo com o deputado, é comprovado que, quando se proporciona ao criminoso a oportunidade de ter objetivo de vida, ele não volta ao crime. O deputado disse ainda, que existem psicopatas na criminalidade, mas que são porcentagem mínima. Para o parlamentar, as mídias devem exibir os "verdadeiros" problemas da sociedade, questionar para que o congresso tenha responsabilidade com as necessidades da população e mostrar que o uso de drogas não deve ser liberado. (IR)



Operação cracolândia



Edson Ferrarini (PTB) elogiou a operação de desocupação da cracolândia, no centro de São Paulo. "O que se passa na cabeça do Ministério Público/', indagou o parlamentar, referindo-se a posicionamento de alguns promotores, contrários à ação. Segundo estes, a ação do governo estadual violou direitos humanos, desperdiçou dinheiro público e não quebrou a logística do tráfico de drogas. Já segundo Ferrarini, as medidas trouxeram mais segurança para a população. "A causa que o Ministério Público está defendendo é inútil", finalizou.

alesp