Da Tribuna


21/06/2012 19:39 | Da Redação

Compartilhar:


Educação



Welson Gasparini (PSDB) afirmou que a educação está passando por um momento de crise e comentou casos de estudantes universitários que recebem diploma, mas não possuem o conhecimento necessário para exercer a profissão que escolheram. Segundo o deputado é preciso modificar a situação da educação com urgência e para isso são necessárias ações como: modificar a política salarial do magistério, fortalecer relacionamento entre os pais dos alunos e as escolas e o acompanhamento do rendimento escolar dos filhos. "A família é importante. Os pais precisam ser mais ativos, atualmente eles não cumprem o papel de acompanhar a vida escolar dos filhos". (DA)



Audiências Públicas



"Eu resistia à ideia de realizar Audiências Públicas. Hoje reconheço que as audiências são uma forma de cidadania e de deixar a população a par do que ocorre no Legislativo", disse Vitor Sapienza (PPS). O parlamentar afirmou que esteve presente em algumas das audiências e notou que não houve o comparecimento esperado do setor político. "Eu acredito que deveria ser feita uma divulgação mais voltada para o eleitor, para que dessa maneira a população possa questionar diretamente a participação dos políticos", disse. (DA)



Situação lamentável



Carlos Giannazi (PSOL) comentou o sucateamento e as más condições de escolas em São Paulo. O deputado exibiu fotos da Escola Municipal Desembargador Teodomiro Toledo Piza, no bairro do Grajaú. "A escola precisa de uma ampla reforma. Ninguém deseja que seus filhos estudem em uma escola como essa. Temos que denunciar, cobrar e lutar por melhoras", disse. Segundo o deputado, o município de São Paulo é o que mais investe em educação no país e nada justifica a situação em que se encontram algumas escolas. O parlamentar defendeu a aprovação do Plano Nacional de Educação e o investimento de 10% do PIB na educação. (DA)



Segurança



Milton Vieira (PSD) falou a respeito de casos de arrastões a condomínios, bares e restaurantes que aconteceram nos últimos meses em São Paulo. O parlamentar afirmou que é preciso investir mais na melhoria da segurança pública no Estado e ressaltou que eventos internacionais serão realizados no país nos próximos anos e é necessário melhorar a segurança. "É preciso uma ação conjunta dos poderes para que busquemos uma solução para o problema da segurança pública no país. Temos que tomar medidas mais efetivas", disse. (DA)



Reajustes



Luiz Cláudio Marcolino (PT) comentou os projetos que serão votados em plenário na semana que vem ressaltando três: um relacionado à Lei de Diretrizes Orçamentárias, outro sobre empréstimos e o terceiro a respeito do reajuste salarial dos funcionários da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo " Arsesp. O deputado informou que funcionários da Arsesp o procuraram para reivindicar reajustes adequados a condições como a inflação, por exemplo. Segundo o parlamentar a diretora da empresa está reprimindo as manifestações dos funcionários e isso não é aceitável. (DA)



Criminalidade 1



Jooji Hato (PMDB) comentou a violência que ultimamente ocorre na capital, no Estado de São Paulo e no Brasil. Citou diversos assassinatos que assolaram a cidade nos últimos dias, dois deles nas imediações do Ipiranga. Esse clima tão violento deve-se, segundo suas palavras, às armas contrabandeadas do Paraguai ou da Bolívia, que, ultrapassando as fronteiras, aqui chegam e extirpam vidas, tanto das vítimas como dos jovens que as utilizam, em assaltos e arrastões a restaurantes e prédios. A seguir reportou-se ao fato de o Brasil ser, além de um dos maiores produtores de bebida alcoólica no mundo, um de seus maiores consumidores. Ainda em sua fala, citando como exemplo a partida entre Corinthians e Santos ocorrida nesta quarta-feira, em que os torcedores, sempre sóbrios, emocionaram-se, chegando às lágrimas, disse que nosso país deveria, na Copa do Mundo de 2014, mostrar ao mundo que o álcool só traz desgraça e malefícios, e que sua venda e permissão de uso não deveriam ser permitidos na próxima Copa.



Criminalidade 2



Rafael Silva (PDT) disse que as famílias estão aterrorizadas com tantos casos de violência, como os terríveis assassinatos - passionais ou não - que vêm acontecendo no Estado e no país, efetuados muitas vezes por adolescentes, inimputáveis, em que pessoas deixam filhos e familiares sem consolo. Considera que nos dias de hoje, com a disponibilização de tantos recursos em comunicação e tecnologia, garotos de 15 anos já deveriam saber o que podem ou não fazer. Em vez disso, no entanto, conhecem seus direitos e sabem-se inimputáveis, mesmo com a comprovação de seus crimes. Pouco, no entanto, pode ser feito, por suas palavras, enquanto não se modificar a legislação brasileira, o que só ocorrerá com a conscientização e o aval dos governantes. Citou Mao Tsé Tung que, em 1949, combateu, na China, o ópio vindo da Grã Bretanha, fato que impediu que a nação, que via drogados até entre integrantes das Forças Armadas, tivesse seu povo arrasado.



Criminalidade 3



Olímpio Gomes (PDT) reportou-se aos diversos casos de assassinatos de policiais jovens no Estado, vendo o fato como forma de revide ou de pressão, que vem assustando a população de São Paulo. Em suas palavras, 32 policiais já morreram no Estado, a maioria em horários de folga. Ao citar o assassinato de um policial, que ocorreu numa academia de ginástica, questionou se a intenção dos criminosos seria a de roubar a academia, ou executar um policial militar. Questionou também se no mundo do crime as organizações não teriam mudado de estratégia, transformando os policiais em alvos preferenciais, justamente para apavorar a sociedade.

alesp