" />" /> Opinião - Cidades sustentáveis e qualidade de vida

Opinião - Cidades sustentáveis e qualidade de vida

"Condições de acessibilidade e oferta de ciclovias devem ser incluídas no Índice Paulista de Responsabilidade Social"
27/06/2012 17:17 | Donisete Braga*

Compartilhar:


Cidade sustentável dissemina e fortalece entre seus moradores os sentimentos e atitudes de pertencimento e corresponsabilidade pelo que acontece nela ou não acontece. Persegue melhorias no presente de olho no futuro

Eles identificam e dimensionam os problemas locais, estabelecem prioridades para sua superação. Procuram então diálogo com o Executivo e o Legislativo para uma ação consensual e duradoura, focada em investimento social, viabilidade econômica do município e respeito ao meio ambiente.

As cidades sustentáveis são cada vez mais numerosas. Louvando e incentivando estas mudanças, apresentei um projeto na Assembleia Legislativa (PL 248/2012) incluindo no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) a medição do avanço ou retrocesso das nossas cidades em duas questões desafiadoras.

Primeira: as condições de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, que correspondem a cerca de 12% da população paulista, e que trabalham, frequentam teatros, parques e restaurantes. A segunda questão: a mensuração da oferta de ciclovias, fundamentais para a mudança de atitudes e hábitos das pessoas na convivência urbana.

O IPRS, criado há 20 anos pela Fundação Seade, é uma poderosa ferramenta para se avaliar e direcionar a aplicação dos recursos públicos no desenvolvimento e qualidade de vida dos municípios paulistas.



Donisete Braga é deputado estadual e líder da Minoria na Assembleia Legislativa.

alesp