Da Tribuna


27/06/2012 17:18 | Da Redação

Compartilhar:


Cigarro



"Não tenho encontrado nas autoridades muitos esforços para combater essa droga ilícita que provoca muitos malefícios", disse Welson Gasparini (PSDB) ao comentar a respeito do consumo de cigarro. O deputado citou o caso de um homem com problemas no pulmão ocasionados pelo consumo de cigarro, que afirmou preferir morrer ao largar o vício. "Qual a força que garante esse produto continuar sendo vendido? Eu tenho ódio do cigarro. Perdi membros da minha família por causa dele", afirmou. O parlamentar finalizou defendendo a implantação de campanhas para orientar as crianças e adolescentes quanto aos malefícios do consumo de cigarro. (DA)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) afirmou estar satisfeito com a aprovação " pela comissão especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados " de um destaque ao PL 8035/10, que estabelece a aplicação de 10% do PIB em políticas de educação em até dez anos. A proposta aprovada cria ainda uma meta intermediária, de 7% do PIB, para a área em cinco anos. Para o deputado: "é inconcebível que a educação continue sem investimento. Um país só vai bem se a educação vai bem". Giannazi defendeu o cumprimento da Lei federal 1.1738/2008, que determina a jornada e o piso do magistério, e ainda pediu a valorização da categoria. (DA)



Drogas



Jooji Hato (PMDB) comentou matéria publicada pela Folha de S.Paulo no dia 26/06 a respeito do brasileiro preso por tráfico de drogas na Indonésia, Marco Archer Moreira, que recebeu pena de execução e solicita ajuda da presidente para evitar sua morte. "Fico pensando. Como fica a mãe, a família desse brasileiro em uma situação como essa?", disse. O parlamentar argumentou que no Brasil pessoas também são presas por tráfico, mas brechas nas Leis possibilitam que elas sejam soltas. "Temos que trabalhar em medidas de prevenção para diminuir a violência", finalizou. (DA)



Cítricos



Roberto Massafera (PSDB) afirmou que o setor de produção de frutas cítricas enfrenta uma forte crise. "O setor citrícola apresenta um grande déficit esse ano. É preciso tomar providências ou milhões de laranjas serão desperdiçadas", disse. O parlamentar defendeu que o governador em conjunto com o setor responsável trabalhe em uma política de incentivo ao consumo de laranja, como a implantação do suco da fruta nas merendas das escolas públicas. Para o deputado: "trata-se de um setor que já sofre com as questões climáticas. Espero que o governo possa ajudar nesse momento". (DA)



Crise da laranja



Luiz Cláudio Marcolino (PT) analisou a importância das audiências públicas realizadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para debater o Orçamento de 2013. O deputado afirmou que as audiências possibilitam perceber as demandas em relação à agricultura familiar e afirmou estar preocupado com a situação dos produtores de laranja de São Paulo. "Cem milhões de laranjas podem ser perdidas neste ano. Isso é um quarto da produção nacional", alertou. O parlamentar informou que encaminhará uma solicitação para realização de uma audiência a fim de pensar soluções para os problemas dos produtores de laranja do Estado. (DA)



Transporte



Marcos Martins (PT) comentou a inauguração de um bicicletário e reformas na estação de Osasco da CPTM Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). "É importante para a região. A população cobra isso há tempos", disse. O parlamentar afirmou esperar que as reformas nas estações de trem tragam benefícios para a população e diminuam os problemas que acontecem diariamente, como panes e superlotação. O deputado comentou, também, a respeito do I Simpósio de Saúde - Drogas: Prevenção, Aspectos Atuais e Dilemas Éticos, realizado no dia 26/06, na Casa. (DA)



Segurança



Olímpio Gomes (PDT) afirmou que até o momento o governo não enviou nenhuma proposta para a comissão parlamentar mista criada com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia. O parlamentar informou que a polícia começará a implantar a Operação Cavalo de Aço, para responder aos ataques a policiais que aconteceram nos últimos meses. "Não é certo matar policiais para tentar intimidar. Precisamos do apoio da população e nesse momento temos que nos unir", ressaltou. O deputado finalizou criticando as ações da Comissão Especial do Senado criada para analisar mudanças no Código Penal. (DA)



Mais policiais



Luiz Carlos Gondim (PPS) comentou a respeito de crimes ocorridos na região de Mogi das Cruzes. "Nos deparamos com notícias de roubos, chacinas e assaltos. Não podemos mais admitir", disse. Segundo o deputado faltam policiais em Mogi das Cruzes e também na região do Alto Tietê. O parlamentar cobrou medidas mais efetivas para tentar diminuir a violência. "O Alto Tietê possui uma área muito grande e o número de policiais e viaturas que trabalham nessa região não é suficiente para conter a violência", analisou. (DA)



Mudança de esquema



Welson Gasparini (PSDB) fez apelo para o presidente da Casa, Barros Munhoz, e aos líderes de todos os partidos políticos que decidem a colocação de projetos de lei para serem discutidos e votados pelo Plenário. Para Gasparini, é preciso mudar a rotina de aprovação de um projeto de lei por ano por deputado. "Como vamos chegar à prestação de contas ao eleitorado dizendo que temos em quatro anos a aprovação de quatro projetos de lei?", questionou. O parlamentar citou a proposta 405/2011, de sua autoria, que cria o Programa Educacional de Prevenção de Acidentes da Infância. "Fiz um projeto simples e necessário", disse, ao defender sua votação. (IR)



Delegacia Especial de Proteção aos animais



Segundo Jooji Hato (PMDB), todos os deputados têm projetos que podem mudar para melhor o Estado, referindo-se ao pronunciamento do deputado Welson Gasparini (PSDB). "Os meus visam a prevenção na área da segurança e a proteção dos indefesos, os animais.", disse. Hato espera que seja aprovado seu projeto de lei 1.207/2011, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus-Tratos a Animais. "Temos que punir devidamente aqueles fazem mal aos animais", comentou. O deputado agradeceu à presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputada Maria Lucia Amary (PSDB), que, segundo ele, contribuiu com relatório especial sobre o projeto. (IR)

alesp