Balanço - 1º Semestre 2012 - Comissão discutiu inclusão social e construção da cidadania por meio do esporte


11/07/2012 16:19 | Da redação

Compartilhar:

Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gustavo Magliocca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Carolina C de Araujo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa de São Paulo, sob a pre­sidência de Chico Sar­delli (PV), aprovou em 14/3 projetos de autoria do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), que cria planos municipais de esporte " com o intuito de contribuir com o planejamento das cidades para a prática esportiva ", e cria um cadastro único de voluntários para a Copa do Mundo de 2014. Os PLs 510/2011 e 985/2011 foram justificados por Bigardi: "Há uma carência muito grande de planejamento para as atividades esportivas nas cidades, e é importante a participação de voluntários para o sucesso da Copa no Brasil".



Seminário



A Comissão promoveu também de 10/4 a 13/4, o 2º Seminário Esporte e Saúde, que apresentou e debateu o desenvolvimento científico, cultural e didático para a área. O seminário foi aberto pelos deputados Alencar Santana e Enio Tatto, ambos do PT, e teve como público alvo os secretários municipais de esportes, professores e alunos de educação física, fisioterapeutas, agentes comunitários, gestores esportivos e esportistas. O seminário destacou o esporte como "promotor de inclusão social e uma chave para a construção da cidadania", conforme declarou o deputado Edinho Silva (PT).

Também a medicina do esporte teve seu espaço no seminário. Abordada por especialistas, teve seu papel revisto, conforme o médico Gustavo Magliocca, que falou que o papel fundamental da medicina do esporte, atualmente, não é tratar lesões, mas evitá-las. "A terapia é o último papel do médico do esporte e o objetivo da medicina esportiva é facilitar o sucesso do atleta, com o atendimento de suas demandas físicas, desenvolvimento de seu potencial fisiológico e minimização de suas ausências em treinos e competições".



Educação física desenvolvendo cidadãos



O presidente da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), lamentou que os governos não considerem o esporte um complemento da educação. "Tanto que em São Paulo a Secretaria da Educação não participa das atividades esportivas promovidas pela Secretaria de Esporte. Uma falha", ponderou o professor. E continuou afirmando que a criança que pratica esporte com regularidade, independentemente da modalidade, e entende seus fundamentos, torna-se um ser humano mais sociável. Para tal, a qualidade do profissional de educação física é fundamental.



Torcidas organizadas



A Comissão de Assuntos Desportivos voltou, em 26/6, ao tema das torcidas organizadas como geradoras de violência dentro e fora dos estádios e aprovou o requerimento de autoria de Enio Tatto (PT) convidando representantes de torcidas organizadas, Federação Paulista de Futebol, Polícia Militar e Ministério Público para uma avaliação do acordo feito na Assembleia, em passado recente, quando as torcidas se comprometeram a evitar a violência. Na mesma data, a comissão aprovou ainda o PL 114/2012, de autoria de Pedro Bigardi, que amplia a abrangência do programa Bolsa Talento Esportivo " criado com o objetivo de ajudar financeiramente atletas de alto rendimento, que praticam esportes olímpicos ou paraolímpicos ", para outras modalidades não olímpicas, como o jiu-jitsu e o futsal.

alesp