Diversos projetos que tramitam no legislativo tratam da questão das embalagens

Decisão judicial obrigou supermercados a voltar a fornecer sacolas biodegradáveis
01/08/2012 20:27 | Da Redação - Oriana Tossani

Compartilhar:

Sacola plástica em supermercado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Decisão tomada pela juíza Cynthia Cristófaro, da 1ª Vara Cível da capital, que havia sido contestada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), continua valendo: o Tribunal de Justiça de São Paulo negou na terça-feira o pedido de cassação da liminar que determinou a volta do fornecimento de sacolas plásticas em supermercados.

A preocupação com o assunto motivou, na Assembleia de São Paulo, diversas iniciativas dos deputados, tanto no sentido da preservação do meio ambiente, com a redução das sacolas e sua substituição por embalagens de material degradável, e também com relação aos direitos do consumidor, que aparentemente não foi beneficiado com redução de preços dos produtos vendidos no setor supermercadista.

Diversas propostas foram apresentadas. O Projeto de Lei 87/2012, de Gilmaci Santos (PRB) torna obrigatório o fornecimento gratuito de embalagem ao consumidor para acondicionamento de produtos comprados em supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais. No mesmo sentido vão o Projeto de Lei 33/2012, de Vinícius Camarinha (PSB), que obriga o fornecimento de embalagens biodegradáveis, o Projeto de Lei 235/2012, de Olimpio Gomes (PDT), que dispõe sobre o fornecimento de sacolas aos consumidores, o Projeto de Lei 37/2012, de José Bittencourt (PSD), que também propõe o fornecimento de embalagem adequada, PL 18/2012, de Telma de Souza (PT), que dispõe sobre o fornecimento de embalagens ecologicamente corretas, e o PL 72/2012, de Hélio Nishimoto (PSDB), que dispõe sobre sacolas plásticas fornecidas aos consumidores que adquirirem mais de cinco produtos.

A maioria dos projetos que têm relação com as sacolinhas, no entanto, propõem a restrição de seu uso, e até mesmo vedação de sua fabricação, com a finalidade de ajudar a preservar o meio ambiente. O Projeto de Lei 1.120/2009, de Edson Giriboni (PV), proíbe a fabricação de sacolas plásticas que não estejam de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também restringem ou proíbem a fabricação e a distribuição das sacolinhas plásticas comuns os Projetos de Lei 546/2009, de Fausto Figueira, 517/2009, de Baleia Rossi, 789/2008, de André Soares, e 664/2007, de Samuel Moreira.

alesp