Da Tribuna


01/08/2012 19:59 | Da Redação

Compartilhar:


Crise da laranja



Luiz Cláudio Marcolino (PT) afirmou que o país enfrenta uma forte crise no setor de exportação de laranja. Segundo o parlamentar, a queda nas vendas do produto ao exterior deve-se à crise financeira que assola países como a Grécia, por exemplo. "Milhões de caixas de laranjas podem ser jogadas fora. É um prejuízo imenso", disse. O deputado defendeu uma política de incentivo ao consumo de laranja, como a implantação do suco da fruta nas merendas das escolas públicas. "Vamos continuar cobrando uma solução definitiva para os produtores de laranja", finalizou. (DA)



Segurança



Para Edson Ferrarini (PTB), há uma crise na área de segurança pública no Estado de São Paulo. O parlamentar comentou casos de assassinatos de policiais militares que aconteceram desde o início do ano. "Se a polícia passa por essas dificuldades, imagine a população. No Brasil o crime compensa", disse. Segundo o deputado, há brechas nas leis que fazem com que a população tenha a sensação de que a impunidade prevalece. O parlamentar criticou a comissão especial do Senado criada para analisar mudanças no Código Penal. (DA)



Trabalho no recesso



"O período de recesso não é de descanso. Eu trabalhei muito nesse último mês", afirmou Rodrigo Moraes (PSC). O deputado informou que percorreu o interior paulista com o objetivo de trazer ideias e reivindicações da população para o conhecimento dos parlamentares da Casa. "Na semana passada estivemos nas cidades de Itu e Salto com o governador para anunciar novas obras", comentou. De acordo com o parlamentar, essa região está se desenvolvendo e é importante que sejam feitos mais investimentos. (DA)



Educação no trânsito



João Antônio (PT) comentou reportagem do jornal Folha de S.Paulo que informa que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aplicou, do total que arrecadou com multas entre 2008 e 2011, 0,05% em educação de motoristas e prevenção de acidentes. "É inaceitável que seja investido esse valor baixíssimo. O Estado arrecada milhões com multas todos os anos. Tem de existir mais investimento em educação no trânsito", defendeu. O parlamentar analisou ainda o papel da oposição. "Uma democracia sem oposição é uma democracia pela metade". (DA)



Ação viva



Welson Garparini (PSDB) prestou homenagem ao deputado Ary Fossen. O parlamentar citou momentos de sua trajetória política e disse que Ary Fossen foi um grande deputado. "Ele sempre mostrou muita competência e idealismo. Sua memória servirá de exemplo àqueles que querem uma política diferente e honesta", comentou. Sobre a violência, o parlamentar afirmou que, no Brasil, cerca 500 mil bandidos estão na cadeia, mas outros tantos estão livres. "É preciso que haja uma ação mais efetiva para combater a violência no país", alertou, lembrando também a necessidade de reforma na legislação penal", disse. (IR)



Repúdio



O deputado Olimpio Gomes (PDT) informou que esteve em audiência pública organizada pelo Ministério Público Federal onde foi apresentada proposta do MPF pedindo o afastamento do comando da PM paulista. "Faço um pedido aos deputados dessa Casa para que seja feita moção de repúdio em relação à conduta do irresponsável procurador da República Matheus Baraldi". Gomes também lamentou o falecimento do deputado Ary Fossen e disse que esteve nesta quarta-feira, 1º/8, em Itapecerica da Serra, no enterro do soldado Adilson Pereira, 52° policial executado no Estado. (IR)



Obras



Roberto Morais (PPS) homenageou a memória do deputado Ary Fossen e falou sobre sua trajetória política. O parlamentar informou que o governador Geraldo Alckmin esteve no dia 31/7 na cidade de São Pedro para a autorização da construção de duas barragens nos rios Camanducaia e Jaguari. A ação, segundo o deputado, irá alimentar a bacia do Rio Piracicaba, aumentando a disponibilidade hídrica nos rios das bacias de Capivari e Jundiaí. O parlamentar citou também obras viárias para a região e a duplicação da Rodovia do Açúcar. (IR)



Momento de angústia



Luciano Batista (PSB) lamentou a demora do processo na Justiça Eleitoral para que ele tomasse posse na Casa. "O ruim é quando você ganha uma eleição e tem de aguardar uma decisão da Justiça. No meu caso, levou muito tempo". O parlamentar disse que a espera foi um tempo de angústia e agradeceu a todos que ajudaram no andamento do processo e aos que contribuíram em sua eleição. "Fui vítima de recursos absurdos e questionamentos sem fundamento", comentou. (IR)



Violência em Catanduva



"Há uma preocupação crescente com o recrudescimento da violência no Estado de São Paulo, e em especial em minha cidade, Catanduva, onde houve crescimento de assaltos e roubos", lamentou Beth Sahão (PT). A deputada citou casos continuados de assaltos ao comércio e a residências da cidade, que deixam a população sobressaltada. Ela acha que a contratação de seguranças privados não é a solução do problema, mas diz que para reduzir a criminalidade na cidade é necessário aumentar o número de viaturas e de efetivo da PM, além da construção de bases comunitárias em bairros afastados do centro, finalizou. (MF)



Mais investimentos em segurança



Pedro Bigardi (PCdoB) também mostrou preocupação com o crescimento da violência, e citou tentativa de assalto a sua casa. O deputado defendeu mais investimentos na segurança pública, como na área de inteligência policial, e também a melhoria dos salários e das condições de trabalho dos policiais como forma de dar maiores condições de combate à criminalidade. Bigardi ainda lamentou o falecimento do deputado Ary Fossen e expressou sua solidariedade para com a família do colega. "Mesmo lutando em campos partidários diferentes, atuamos em defesa da cidade de Jundiaí", continuou Bigardi, que relembrou as conquistas obtidas para a região. (MF)



Transporte coletivo



Donisete Braga (PT) falou sobre sua preocupação com a mobilidade urbana no Estado, informando que no primeiro semestre de 2012 o assunto foi discutido em reuniões na Câmara Municipal de Santo André, das quais participou. De acordo com Braga, a CPTM estuda mudança de trajeto de uma das linhas no município de Mauá. "A CPTM vai fazer extensão da estação Guapituba, mas a mudança no trajeto da linha, segundo os comerciantes da região, vai causar transtornos em suas atividades. Em razão disso protocolizei na companhia uma solicitação para que sejam revistas as mudanças pretendidas", declarou. (BA)



Trabalho social em Sorocaba



Carlos Cezar (PSB) citou as ações que a Igreja do Evangelho Quadrangular tem realizado no município de Sorocaba. Segundo o parlamentar, em julho ocorreu o evento Frequência Solidária. "Foram distribuídas mais de 420 refeições, feitas consultas oftalmológicas e exames preventivos. Houve distribuição de sopas, agasalhos e cobertores aos desabrigados e, numa iniciativa dos jovens, realizada coleta de sangue, que servirá para abastecer 47 municípios da região", afirmou. "Precisamos olhar para nossos irmãos, dar a eles dignidade. Vidas estão sendo salvas graças ao nosso serviço assistencial". (BA)



Mais segurança para Mauá



"Lamento a perda deste grande homem, que sempre dizia que política deve ser feita com amor", afirmou a deputada Vanessa Damo (PSDB) sobre o deputado Ary Fossen, que faleceu no final de julho. Outro assunto citado pela parlamentar foi sua visita ao secretário de Segurança Pública estadual, Antonio Ferreira Pinto, em que tratou do aumento da criminalidade em Mauá. De acordo com Vanessa, foi discutido no encontro a criação de uma Delegacia Seccional da Polícia Civil e da implantação da Operação Delegada, e além da instalação de uma unidade do IML na cidade. (BA)

alesp