Da tribuna


06/08/2012 18:40 | Da redação

Compartilhar:


Ato pela paz



O deputado Jooji Hato (PMDB) falou sobre o II Tooro Nagashi " Luzes da Paz, da capital paulista, realizado ontem, 5/8, no Parque do Ibirapuera. A cerimônia homenageou as vítimas da bomba atômica que atingiu Hiroshima e Nagasaki em 6/8/1945, na Segunda Guerra Mundial. "Só os senhores da guerra ganham com as lutas", enfatizou o parlamentar. Hato ressaltou a necessidade de os povos se reunirem pela paz e lembrou os incidentes com as usinas de Chernobyl, na Rússia, e Fukusima, no Japão. (LP)



Direito básico



Exigindo maior fiscalização das obras realizadas nas escolas públicas da rede estadual, Carlos Giannazzi (PSOL) mostrou imagens da EE Professora Julia Della Casa Paula, no Jardim São Jorge, que, de acordo com descrição do deputado, está totalmente abandonada. "As aulas na escola ainda não se iniciaram, caracterizando atentado ao direito básico constitucional de acesso à educação". O deputado acionou a Comissão de Educação e o Ministério Público Estadual para que as providências cabíveis sejam adotadas. (LP)



Representações



Olimpio Gomes (PDT) protocolou representações contra o procurador da República Matheus Baraldi e a defensora pública Daniela Albuquerque, segundo o deputado, pela postura agressiva de ambos contra o comando da Polícia Militar do Estado. Em desagravo, a Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira, 7/8, às 14h, no auditório Paulo Kobayashi, audiência pública em apoio à Polícia Militar. Antes do evento, o coronel Roberval Ferreira França, comandante-geral da Polícia Militar do Estado, será recebido pelo Colégio de Líderes, e depois participará da audiência. (LP)



Escolas prejudicadas



Carlos Giannazi (PSOL) falou da situação da rede estadual de ensino e reclamou que o dirigente de ensino não quer receber as denúncias dos pais e alunos das escolas Júlia Della Casa Paula e Bento Pereira da Rocha, que, segundo o parlamentar, estão prejudicadas. Carlos Giannazi mostrou fotos da Escola Estadual Professora Júlia Della Casa Paula, que, para ele, está abandonada, e informou que há falta de fiscalização nas obras do local pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Carlos Giannazi informou sobre pedido de CPI assinado por diversos parlamentares para a investigação do caso. (IR)



Violência



Jooji Hato (PMDB) falou sobre a morte de um delegado da Polícia Civil, no último dia 5/8, na Marginal Tietê, por quatro homens que estavam em duas motos. Para o parlamentar, o bandido tem muito mais facilidade se estiver em moto com garupa. Jooji Hato citou o caso da morte do italiano que morreu em São Paulo em situação parecida. Segundo o deputado, os parlamentares estão fazendo leis que podem resolver o problema da violência, mas a imprensa não divulga. "Meu projeto de lei que proíbe o trânsito de motos com garupa salvaria muitas de vidas", comentou. O deputado citou o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e homenageou as vítimas. (IR)



Valorização da polícia



Olimpio Gomes (PDT) disse que o Colégio de Líderes receberá nesta terça-feira, 7/8, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França. Ele participará de ato em apoio à polícia. "Espero ver amanhã, de todos os partidos, uma demonstração de apoio às polícias do Estado", comentou. O parlamentar informou que a classe policial não compactua com servidores que se desviam de sua conduta e saem do seu papel. Para Gomes, a desvalorização do trabalho dos policiais "ajudam o crime a combater a polícia". "Tenho certeza que todos os deputados querem a paz", finalizou. (IR)



Segurança Pública



Para Carlos Giannazi (PSOL), o problema da segurança pública do Estado se dá por conta da falta de investimentos do governo nos servidores públicos. "A PEC 300 não foi aprovada até agora. Muitos partidos se dizem defensores dos servidores públicos mas não votam a PEC 300", comentou. Para o parlamentar, o PSDB criou situação de descaso com a saúde pública, educação e segurança. "A segurança está totalmente abandonada. O crime organizado toma conta do Estado. Temos arrastões em condomínios e restaurantes", disse. (IR)

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000