Da Tribuna


07/08/2012 19:36 | Da Redação

Compartilhar:


Segurança



Donisete Braga (PT) ressaltou a importância de discutir a segurança pública no Estado e reconhecer a importância dos servidores que atuam na área. O parlamentar comentou a presença no plenário de pessoas que iriam participar da Audiência Pública de apoio à Polícia Militar realizada nesta terça-feira, 7/08. "Queria demonstrar solidariedade a esse movimento que se faz justo e necessário. É preciso que seja aplicada uma política efetiva para garantir o reconhecimento da classe dos policiais", finalizou. (DA)



Policiais



"A PM é o pronto-socorro de todas as áreas que estão falidas no Estado", disse Edson Ferrarini (PTB). O parlamentar defendeu o trabalho dos policiais militares e afirmou que a instituição da Polícia merece mais respeito. O deputado comentou alguns casos de decisões, que no seu ponto de vista prejudicam a segurança pública como a do STF que concedeu parcialmente habeas corpus para que um homem, preso em flagrante por tráfico de drogas, possa ter seu processo analisado novamente pelo juiz responsável pelo caso e, nessa nova análise, tenha possibilidade de responder ao processo em liberdade. (DA)



Policiais 2



Olimpio Gomes (PDT) saudou todos os presentes na sessão do plenário, que aguardavam a realização da Audiência Pública de apoio à Polícia Militar realizada nesta terça-feira, 7/08. "O número de pessoas presentes nessa Casa hoje demonstra o apoio da população de São Paulo a segurança pública", analisou. O parlamentar afirmou que há representantes de instituições sérias que, na tentativa de se promover, passam a desmoralizar a polícia. O deputado finalizou pedindo que os parlamentares assinem uma moção de apoio a Polícia. "Nesse momento não há situação nem oposição", finalizou. (DA)



Problemas



Marcos Martins (PT) afirmou que o Estado enfrenta muitos problemas na área de segurança pública e que é preciso reinterar cobranças ao Governo. Segundo o parlamentar a responsabilidade de zelar pela qualidade da segurança pública é do Governo Estadual. "Há viaturas em más condições, enquanto que viaturas novas aguardam a liberação do governador para poderem circular", disse. O deputado ressaltou a importância da manutenção dos equipamentos dos policiais e da necessidade de novos concursos para suprir as demandas por servidores de segurança. (DA)



Sem estrutura para a habitação



Luiz Claudio Marcolino (PT) falou sobre a situação dos moradores da favela Humaitá que foi atingida por um incêndio no dia 27 de Julho. Segundo o parlamentar, famílias estão abrigadas provisoriamente em vestiádios do complexo aquático do Clube Escola Pelezão. O parlamentar considera que a prefeitura não tem estrutura para lidar com um problema como esse. "è um desrespeito da prefeitura em relação à habitação", comentou. O deputado informou que irá marcar reunião com a subprefeitura para resolver o problema. (IR)



Apoio



Luiz Carlos Gondim (PPS) deixou seu mandato à disposição para apoio aos participantes da Audiência Pública em defesa da Polícia Militar. Para o deputado, a instituição necessita de mais apoio dos poderes judiciário, executivo e legislativo. Luiz Carlos Gondim prestigiou o deputado Olímpio Gomes (PDT) por realizar o evento. "É a maneira que temos de chamar a atenção do poder", comentou. (IR)



Jovem Valoroso



Vanessa Damo (PMDB) ofereceu apoio aos participantes da Audiência Pública em defesa da Polícia Militar. "Não podemos permitir que o trabalho do policial não seja valorizado", disse. A parlamentar parabenizou atleta olímpico ganhador da medalha de ouro das Olimpíadas 2012 na prova das argolas, Artur Zanetti. "Esse jovem valoroso é de São Caetano. Quando se tem investimento e apoio em atletas, se tem a vitória", comemorou. (IR)



Trabalhador rural



Fernando Capez (PSDB) citou feitos da Polícia Militar no país, como no segundo império, que, segundo ele, o Brasil não foi dividido em várias regiões pequenas graças a atuação da polícia em reprimir movimentos revolucionários. "Não posso deixar de prestar minha solidariedade a essa classe", comentou. Fernando Capez elogiou Sessão Solene ao dia do trabalhador rural, feita pelo deputado Itamar Borges (PMDB). "Se o Brasil Mantém uma moeda forte, isso se deve, entre os fatores, à agricultura. É necessário maior incentivo tributário à classe", finalizou. (IR)



Pilares



Jooji Hato (PMDB) considera que os pilares que sustentam a violência são as armar ilegais, drogas e álcool. Segundo o deputado, esses fatores ocupam leitos dos hospitais e acabam superlotando os locais, das UTIs. "Muitas vezes não têm vagas para internar pacientes graves. Meu projeto de lei da moto sem garupa diminuiria livraria muitas pessoas da violência e evitaria a superlotação dos hospitais", disse. Jooji Hato considera que seja mais difícil a polícia localizar o bandido se ele estiver de moto. O parlamentar prestou solidariedade aos participantes da Audiência Pública de apoio aos policiais militares. "Contem com o apoio do PMDB", finalizou. (IR)



Incompreensão



O coronel Edson Ferrarini (PTB) falou sobre a incompreensão de setores do judiciário sobre as atividades da Polícia Militar de São Paulo. "Eles assistem filme de mocinho e torcem para os bandidos", referindo-se aos promotores que acusam a PM de ineficiência. Ferrarini lembrou que essa incompreensão contagia a população e vem desde que seu pai, que era da força pública de São Paulo, lutou pela defesa da Constituição brasileira e foi discriminado pelo povo porque acusavam os policiais de apoiarem a separação de São Paulo do resto do Brasil. Ferrarini responsabilizou a "sensação de impunidade" como o principal fator do aumento da criminalidade: "nós prendemos o bandido, tiramos de circulação e o judiciário solta". E continuou dizendo que a PM de São Paulo "é a melhor do Brasil e não é a mais bem paga", finalizou.



Agricultura, empreendedorismo e santas casas



Itamar Borges (PMDB) lembrou que na época em que foi vereador e prefeito de Santa Fé do Sul fez diversas parcerias com o intuito de melhorar e tornar mais eficiente as ações da polícia militar. Disse ainda que concorda com os deputados que o antecederam na defesa da PM e que deputados e governador estão de mãos dadas para apoiar e fortalecer a PM. Itamar Borges falou ainda da "justa homenagem que a Assembleia Legislativa de São Paulo prestou ao produtor rural, grande responsável na geração de emprego e renda no nosso país, por meio da Sessão Solene do Dia do Agricultor". O deputado falou ainda do seu apoio ao empreendedorismo e às santas casas. Para as últimas, através de um convênio com as concessionárias de energia que descontaram R$ 5 ou R$ 10 dos consumidores de energia que doarem esses valores às santas casas.



Simão Pedro



O deputado Simão Pedro (PT) prestou solidariedade aos policiais e lembrou que o respeito à instituição começa pela questão salarial. Simão Pedro comentou ainda a intenção de São Paulo de sediar uma exposição internacional em Pirituba " "um bairro dormitório de população muito pobre e mal atendida por serviços de transporte". Comparando com os jogos olímpicos que acontecem em Londres, Simão Pedro lembrou que eventos desse porte atraem investimentos para o país e para a região, mas que a falta de planejamento pode atrapalhar os planos do governo. A linha 6 do metrô, que deveria atender o centro de exposições que será construído para abrigar a exposição, vai somente até Brasilândia. E questionou: "como podemos construir um centro de exposições se não há transporte para a região?".

alesp