Debate aborda necessidade de políticas públicas em defesa dos albinos


10/08/2012 18:23 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Roberto Bíscaro, Carlos Giannazi e Rafael Marmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2012/fg116845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autor do PL 683/2009, que obriga a Secretaria Estadual de Saúde a distribuir protetor e bloqueador solar " compatíveis com a necessidade especificada por profissional da área médica " aos portadores de albinismo residentes no Estado; e do PL 649/2011, este assegurando ao grupo direitos básicos nas áreas de educação, saúde e trabalho, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) organizou uma audiência pública na Assembleia, no dia 3/8, para abrir espaço ao debate acerca das demandas dessa população, estimada em cerca de 120 mil no Estado. Albino, o professor Roberto Bíscaro " criador do blog Albino Incoerente " participou da mesa, bem como o psicólogo e sanitarista Rafael Marmo.

O curador do blog assinalou que os albinos são mais do que um par de azinhos " referência aos genes recessivos "aa" das aulas de Biologia. "Somos pessoas, detentoras de direitos, sem pigmentação, ainda escassas no mercado de trabalho e sem reconhecimento pelo governo, já que nem o Censo nos conta", disse Bíscaro, informando que na Bahia há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga o governo estadual a distribuir o protetor solar.

Giannazi disse que a Assembleia Legislativa precisa transformar tais demandas em políticas públicas. "O mandato está empenhado para sensibilizar e buscar apoio na aprovação destes projetos de lei", argumentou.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp