Opinião: Críticas injustas

Por mais que se faça, é lógico que num estado do porte e da pujança de São Paulo vamos ter a necessidade de muito mais.
16/08/2012 15:59 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Em pronunciamento que fiz recentemente na tribuna da Assembleia Legislativa eu ressaltei o muito que o governador Geraldo Alckmin está fazendo por todos os municípios do Estado de São Paulo, em especial para Ribeirão Preto e toda aquela região, começando pelo Parque Tecnológico, uma obra ensejando transformação e modernidade através de convênio com a USP e o início efetivo das obras.

Citei, ainda, investimentos feitos na transformação do aeroporto de Ribeirão Preto em Aeroporto Internacional de Cargas e de Passageiros; os novos viadutos e rotatórias construídos pelo governo de São Paulo, dando nova dimensão ao trânsito da minha cidade.

Também naquela região, apontei os investimentos transformando os hospitais de Serrana e Mater em hospitais regionais, desafogando o próprio Hospital das Clínicas, bem como a liberação de verbas para a construção da Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto.

Às vezes, o opositor vai à tribuna e critica o governador Geraldo Alckmin, mostrando algumas necessidades existentes em determinados setores, principalmente na Educação e na Saúde.

Por mais que se faça, é lógico " num estado do porte e da pujança de São Paulo " ainda vamos ter a necessidade de muito mais. Cito como exemplo a minha cidade, Ribeirão Preto que, do ano passado até agora, ou seja, em um ano, aumentou sua população em quase 10 mil habitantes. É uma cidade dentro de outra!

Fui prefeito de Ribeirão Preto quatro vezes e, da primeira para a última, houve um salto de 150 mil para 600 mil habitantes. Dentro de algumas décadas, Ribeirão Preto estará, sem dúvida alguma, com mais de 1 milhão de habitantes.

Por isso mesmo, seria importante o governo federal desenvolver uma política de fixação das pessoas em seus estados de origem dando-lhes condições de educação, saúde e trabalho para muitas delas não precisarem vir à São Paulo ou cidades do nosso interior ocupar favelas. Essas pessoas, até criarem raízes, encontrando emprego e a possibilidade da casa própria, levam suas famílias a viverem em condição subumana, dando a impressão de que, em nosso Estado, os governantes não fazem o que deveriam fazer.

Fiz questão, entretanto, de destacar: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com sua capacidade e seu idealismo, sem dúvida alguma está realizando uma grande administração.

Chegou a meu conhecimento que a Agência Nacional de Águas divulgou um relatório sobre a conjuntura dos recursos hídricos do Brasil mostrando o Estado de São Paulo entre os que mais investiram em saneamento básico nos últimos dez anos.

Então, quando criticam os governantes do PSDB no Estado de São Paulo, seus opositores esquecem isso, esse dado essencial à qualidade de vida da população. E esse é um relatório oficial, demonstrando: em saneamento básico nenhum estado do Brasil investiu e desenvolveu mais do que o de São Paulo.

Por isso mesmo eu tenho orgulho não apenas em defender o governo do Estado das críticas injustas como, também, demonstrar a admiração e o respeito que tenho pelo governador Geraldo Alckmin e pela sua equipe de governo.



*Welson Gasparin é deputado estadual pelo PSDB , advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp