Aumenta o número de furtos de baterias em torres de telefonia


01/10/2012 10:24 | Da assessoria do deputado Olimpio Gomes

Compartilhar:

Olimpio Gomes (2º a partir da esq.) recebeu representantes da Oi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2012/fg118281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Olimpio Gomes (PDT) recebeu em seu gabinete Vicente Correia, diretor de Relações Institucionais, e Marcos Fonseca Pelizer, da Diretoria de Relações Institucionais, da Oi, concessionária de serviços de telecomunicações. Eles apresentaram dados sobre furtos dos conjuntos de baterias instalados nas estações rádio base (ERB), utilizados para a manutenção dos serviços no caso de interrupção de energia elétrica. Sem as baterias, a ERB deixa de funcionar e o usuário pode ficar sem sinal em seu telefone móvel.

Os representantes da Oi vieram propor emenda ao Projeto de Lei 79/2009, de autoria do parlamentar, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cabos e Fios Metálicos, de modo a contemplar essa questão das concessionárias de serviços de telecomunicações.

O parlamentar afirmou que "é extremamente oportuna a sugestão para o aperfeiçoamento do projeto, inclusive para também acrescentar furto de transformadores elétricos que, manuseados sem cuidados técnicos, derramam óleo mineral capaz de contaminar o meio ambiente, do mesmo modo que o chumbo das baterias furtadas pode causar contaminações e doenças graves".

Devido à gravidade do tema, não apenas do ponto de vista de prejuízo patrimonial, interrupção do serviço de telefonia móvel, essencial em muitas regiões, como também de danos ao meio ambiente, Olimpio Gomes assumiu o compromisso de emendar o PL 79/2009 e de envidar esforços para a sua aprovação.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp