Parlamentar defende vacinação contra HPV na rede pública


17/10/2012 14:45 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Segundo uma pesquisa divulgada recentemente no periódico The Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, a vacina tetravalente contra o vírus do papilomavírus humano (HPV), de maneira geral, foi eficaz para prevenir câncer cervical e outros tipos da doença genitais e sexuais. O estudo, conduzido pelo Centro de Pesquisas em Vacinas Kaiser e financiado pelo laboratório Merck, acompanhou quase 200 mil meninas que receberam a vacina.

Para o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, os estudos reafirmam a importância da vacinação. "A imunização dessas jovens previne diversas doenças, já que existem mais de 200 tipos de HPV, por isso defendo o uso da vacina na rede pública", comenta o parlamentar.

Em 2008, o deputado apresentou o PL 287, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde do Estado de São Paulo, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Um projeto semelhante foi aprovado pelo Senado e agora aguarda a provação da Câmara dos Deputados.



"Mesmo sendo cara, a vacina ainda compensa, já que previne doenças que custam milhões para os cofres públicos; a prevenção ainda é a melhor forma de combate", afirmou o parlamentar.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp