Da Tribuna


17/10/2012 20:00 | Da Redação

Compartilhar:


Transplantes



Welson Gasparini (PSDB) afirmou que, em Ribeirão Preto, os números de transplantes de fígado está diminuindo. Em 2009, foram feitos 40 transplantes, em 2010, apenas 14, e em 2011, 16. "É necessário rediscutir o sistema, já que, nos últimos dois anos, o número de transplantes realizados em outros locais do interior mais que dobrou." Gasparini também discorreu sobre os mais de 30 partidos políticos que participaram dessas eleições. "Que democracia é essa em que os partidos não podem expor seus projetos?", questionou.



Crescimento do PT



Marco Aurélio (PT) registrou o crescimento do Partido dos Trabalhadores na região do Vale do Paraíba, confirmado nestas eleições. "Nove cidades serão administradas pelo PT". O deputado informou que o PT votou favoravelmente ao projeto que autoriza o governo a contrair empréstimo para a expansão da Linha 5 do Metrô e a duplicação da rodovia dos Tamoios. Parabenizou a presidente Dilma, que não faz distinção entre partidos na hora de financiar obras que beneficiem a população.



Prevenção às drogas



Edson Ferrarini (PTB) lamentou que na campanha para a prefeitura de São Paulo nenhum candidato tenha citado medidas de prevenção às drogas, nem cobrado providências a respeito. Afirmou ainda que é necessário mais atenção à segurança pública. Comentou o movimento Reaja São Paulo, que visa lutar por legislação que classifique como hediondos os crimes praticados contra agentes da lei.



Saúde



Carlos Giannazi (PSOL) criticou o SUS e os convênios médicos, alegando que ambos pagam valores muito baixos para os médicos. Segundo Giannazi, o governo federal é omisso com o sistema de saúde pública. "É um absurdo o que vem acontecendo no Brasil. O país está em desenvolvimento econômico, mas retrocede em relação à saúde pública", finalizou.



Providência



Olimpio Gomes (PDT) citou matéria do jornal O Estado de S. Paulo, a respeito dos policiais mortos, fora do horário de serviço, que não recebem seguro de vida. Segundo o parlamentar, o governador pediu estudos para possibilitar o pagamento de indenizações. O deputado comentou que, em 2008, enviou ao governador indicação solicitando providências da Secretaria de Segurança Pública, para o pagamento desses benefícios aos policiais. Em resposta, soube que seriam pagos em 2009. "A providência está quatro anos atrasada", finalizou.



Suzano



Luiz Carlos Gondim (PPS) informou que participou de reunião em Mogi das Cruzes para debater a questão da violência. Citou um atentado sofrido por um policial em um condomínio de Suzano. "Lamentável o que está acontecendo na segurança pública", disse. O parlamentar criticou o sistema de saúde pública pelos valores baixos pagos aos médicos. Segundo Gondim, o governo tem que melhorar a tabela de repasse de consultas. "Os médicos precisam ter cerca de quatro empregos para sobreviver", finalizou.



Criminalidade



Jooji Hato (PMDB) citou o fato de países como a Coreia terem banido as motocicletas para reduzir a criminalidade. Mencionou crimes cometidos por motoqueiros em garupas e falou a respeito do aumento da criminalidade em Ribeirão Preto. Disse que a Lei Seca foi criada para reduzir acidentes. "Para alavancar a qualidade de vida é preciso lutar contra o álcool e as drogas. O parlamentar pediu punição contra uma senhora que jogou café no rosto do governador Geraldo Alckmin.

alesp