Deputado aciona MP contra privilégios na diretoria do Metrô


18/10/2012 09:44 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Autor do Projeto de Lei 255/2012, que estabelece igualdade na distribuição do lucro ou dos resultados das empresas estatais aos seus empregados, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) protocolou, em 17/10, na Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, no Ministério Público Estadual, um ofício para que haja alguma intervenção e se evite concessão de privilégios a assessores da presidência do Metrô.

Giannazi recebeu denúncias de que, em plena fase de negociação entre funcionários do Metrô e a direção da empresa que trata, dentre outros temas, de uma distribuição mais justa na Participação nos Resultados (PR), uma jornada de trabalho que respeite a legislação vigente e equiparação salarial, a presidência do Metrô propôs criar uma categoria diferenciada e privilegiada dentro dos quadros. Ela pretenderia conceder uma PR de 80% do salário nominal aos servidores de alto escalão (presidente, diretores, gerentes e assessores da presidência, da diretoria e das gerências). No entanto, desde 2007 os funcionários do Metrô recebem, no mês de fevereiro, a título de Participação nos Resultados, um montante de 40% do salário nominal mais uma parcela fixa com valor mínimo estipulado.

"É um prejuízo que vai no sentido contrário ao outrora acordado entre as partes e favorece claramente, de forma inconcebível, os cargos de confiança dentro de uma empresa pública", argumenta Giannazi.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp