Da Tribuna


19/10/2012 18:52 | Da Redação

Compartilhar:


Policiais



Olimpio Gomes (PDT) falou que mais dois policiais militares foram mortos na cidade de São Paulo, o que totaliza 86 mortes, além de 120 tentativas de homicídios. O parlamentar disse que enviou, em 2008, indicação ao governo do Estado, propondo alteração do contrato de seguro de vida dos policiais, o que ainda não ocorreu. "O governo respondeu na época que realizaria estudos minuciosos. Morreram policiais, de 2009 a 2011, e as famílias ficaram desamparadas." O deputado mencionou a coleta de assinaturas que o deputado Gondim (PPS) está fazendo para o projeto de iniciativa popular que torna hediondos os crimes contra policiais. (GA)



Amianto



Marcos Martins (PT) leu uma carta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) a respeito do banimento do amianto e dos malefícios que esse produto causa para a saúde. Segundo o documento, a fibra do amianto é cancerígena e sua poeira é responsável pela morte de milhares de pessoas no mundo. "O uso do amianto pode ser perfeitamente substituído por materiais ligeiramente mais caros, mas a lógica dos negócios é mais forte do que a preocupação sanitária", disse. (GA)



Fecap



Carlos Giannazi (PSOL) comentou que foi procurado por um grupo de professores e alunos da Fecap, que estavam temerosos por uma possível venda da fundação para um grupo mineiro chamado Ânima. Segundo Giannazi, com a possível venda da instituição, os alunos e professores perderiam muito, pois haveriam demissões de professores e contratação de novos professores sem qualificação. "Se a Fecap for vendida haverá uma grande perda no ensino. Estamos levando o caso ao MEC e ao Ministério Público", finalizou. (GA)



Desrespeito



Luiz Claudio Marcolino (PT) disse que os moradores da região próxima ao SESC Interlagos estão insatisfeitos com o "desrespeito da subprefeitura", com relação a vendas de imóveis onde estão alocadas creches e as desapropriações "fruto de especulação imobiliária". Marcolino citou as obras de um Ecoponto, na Praça Educadora Rosely Ribalta, "um dos poucos pontos de lazer da região". O parlamentar procurou explicações junto a Limpurb e a subprefeitura, mas não obteve esclarecimento de nenhuma das partes. (JF)



Homenagem e seminário



Jooji Hato (PMDB) parabenizou a Universidade de Osasco, seu reitor Luiz Fernando da Costa e Silva e seu presidente José Castro Soares, pela homenagem feita ao vice-presidente da República, Michel Temer, no dia 18/10. Hato destacou seminário, no dia 19/10, no Palácio dos Bandeirantes, com o tema Os Poderes Públicos no Combate à Fraude. Ele ressaltou que esse seminário foi importante para o combate à corrupção e parabenizou o desembargador Samuel Alves de Melo Junior, que coordenou o seminário. (JF)



Orçamento



Carlos Giannazi (PSOL) lembrou que o Orçamento estadual 2013 está recebendo emendas do público, através do portal da Assembleia. O deputado declarou que esse orçamento é antidemocrático e anti-social por não atender os interesses da população. Criticou o projeto pelo corte no orçamento do Tribunal de Justiça e da Coordenadoria da Infância e Juventude. "Esse corte é um desrespeito aos servidores públicos, principalmente do TJ, que estão com os salários defasados." (JF)



ICMS



Luiz Claudio Marcolino disse que a arrecadação do ICMS em São Paulo está caminhando na direção errada. O parlamentar afirmou que quando o governo solicita aos empresários que paguem o imposto antes de vender suas mercadorias, "ele os atrapalha, prejudicando a competitividade entre os empresários paulistas". Marcolino convidou a população e representantes do setor de comércio para, no início de novembro, participar de um seminário na Assembleia, que vai debater o ICMS e a substituição tributária para micro e pequenas empresas. (JF)



Abandono cultural



Carlos Giannazi citou emendas que fez ao Orçamento estadual, direcionadas para saúde, educação e cultura. Pediu mobilização por parte da população no acompanhamento da discussão do projeto. "O setor cultural está abandonado e não recebeu nem 1% do investimento orçamentário." Giannazi pediu mais investimentos na cultura e no fomento à arte popular. (JF)

alesp