Opinião - Onda de assassinatos em São Paulo


29/10/2012 20:08 | José Bittencourt*

Compartilhar:


Como todo cidadão paulista, estou muito preocupado com a onda de assassinatos que ocorrem em todo o Estado de São Paulo. No último final de semana, foram realmente muito preocupantes os ataques que resultaram em morte de policiais, cidadãos e também de bandidos.

Ao ler os jornais de sábado, fiquei sabendo de um ataque ao 8º Distrito Policial de São Bernardo do Campo e de um suposto toque de recolher imposto por uma facção criminosa à população de Osasco.

Apresentadores de programas de tevê têm anunciado com a voz exasperada e em tom sensacionalista que a população está em pânico, em desespero, e acusam o governo de não estar agindo, de estar acuado e de ter sido surpreendido pela ousadia dos marginais. Em alguns casos perguntam até por onde anda o Exército. A coisa mais comum de ser ouvir nessa hora são pedidos para que caiam a cúpula da Secretaria de Segurança, que se derrubem imediatamente o delegado-geral de Polícia Civil e o comandante-geral da Polícia Militar.

Pois é exatamente isso que os bandidos querem: desestabilizar a polícia. Sou extremamente contrário a medidas tomadas no calor de alguns acontecimentos, assim como a medidas tomadas para agradar ao clamor da imprensa e da mídia.

Cito, como exemplo, a firmeza com que o governador Sergio Cabral enfrentou e continua enfrentado os bandidos e traficantes no Rio de Janeiro. Esse é o caminho: enfrentamento com firmeza, mas com planejamento e respeito à legalidade e principalmente preocupação com a integridade de cidadãos inocentes.

Conheço e confio no trabalho e na determinação do governador Geraldo Alckmin, e sei que ele tem competência e serenidade necessárias para nos conduzir nesse momento de crise, sem tomar nenhuma medida extrema e de impacto apenas para satisfazer a alguns setores mais histéricos da mídia e da sociedade.

Conheço e confio no trabalho do secretário Antonio Ferreira Pinto, da cúpula das polícias paulistas, do comandante-geral da Polícia Militar, cel. Roberval Ferreira França e do delegado-geral de Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. Por isso, peço a toda a população de nosso Estado e também a meus colegas deputados que confiem e apóiem essas instituições e seus dirigentes, pois com toda a certeza estão preparados para enfrentar esse momento de crise.

Solicitei audiência ao governador e ao secretário Ferreira Pinto para levar meu apoio, e também me solidarizarei com o delegado Carneiro e o comandante-geral França. Mas aqui neste espaço quero deixar minha solidariedade aos familiares de policiais, agentes penitenciários, bem como às famílias de cidadãos mortos, feridos ou ameaçados por esses assassinos, que querem impor o terror e desestabilizar o Estado de Direito.

Solidarizo-me também com todos os policiais civis e militares, delegados, investigadores, escrivães, guardas municipais, enfim, todos que cuidam da segurança da população. Peço a Deus que cuide a guarde vocês e seus familiares. Saibam, com toda certeza, que vocês têm um apoiador na Assembleia Legislativa de São Paulo.

*José Bittencourt é deputado estadual pelo PSD

"Peço a toda a população de nosso Estado que confie e apóie essas instituições e seus dirigentes, que com toda a certeza estão preparados para enfrentar esse momento de crise"

alesp