Esteticistas debatem regulamentação da categoria

Outro tema discutido pelos profissionais foi caminhada segura
05/11/2012 18:58 | Da Redação Vera Boldrini - Foto: Eduardo Olimpio

Compartilhar:

Carlos Giannazi e Elisabete Mariano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiencia Pública Espaço Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Audiencia Pública Espaço Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2012/fg119024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o apoio do deputado Carlos Giannazi (PSOL), realizou-se, em 5/11, uma audiência para debater a situação da profissão de esteticista no Estado de São Paulo, bem como a implementação da lei estadual que beneficia a saúde dos idosos.

O ponto central do debate, segundo a presidente da Federação Brasileira de Esteticistas (Febrape) e da Associação dos Esteticistas Técnicos e de Nível Superior no Estado de São Paulo (Asetensp), Sandra Lúcia Bovo, está em definir a identidade do profissional.

Giannazi é o autor do Projeto de Lei 763, de 2011, que dispõe sobre a regulamentação das atividades profissionais de Técnico em Estética, Tecnólogo em Estética e Esteticista, no âmbito do Estado de São Paulo. O parlamentar justificou o PL ressaltando que a regulamentação da profissão de Técnico em Estética e Tecnólogo em Estética é um fator de inclusão e reconhecimento de milhares de profissionais já qualificados no mercado de trabalho, profissionais estes que representam uma verdadeira mudança na forma de pensar o conceito de estética na vida moderna.

A representante da categoria ressaltou que "a regulamentação vem para solucionar situações desagradáveis pelas quais passa o profissional por não ter a regulamentação, para que seja definido o espaço do profissional e para que este venha a entregar ao consumidor um trabalho de reconhecida qualidade".

O ortopedista e traumatologista Fabio Ravaglia falou sobre o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, que passou a ser comemorado em 4 de junho. A Lei 14.724 foi promulgada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 28 de março de 2012, instituída logo após a aprovação do PL 867/11, também do deputado Carlos Giannazi.



O profissional da estética



Esteticista é o profissional que cuida da beleza, auto-estima e saúde humanas, executando procedimentos de prevenção, manutenção e recuperação estéticas. Apesar de não regulamentada, essa profissão é exercida de forma eficaz, adequada e a contento e que trazem bastante sucesso aos profissionais no Estado de São Paulo. O Projeto de Lei 959/03, que tem como objetivo a regulamentação da classe, tramita na Câmara dos Deputados, mas os mais de 80 mil profissionais informais em atividade em São Paulo não podem mais esperar.

Ainda segundo Giannazi, esses trabalhadores usufruem poucos ou nenhum direito ou benefício por não ter reconhecimento legal.



Caminhadas com segurança



Idealizado como alternativa de lazer e exercício para todas as idades, o projeto Caminhadas com segurança é coordenado pelo Instituto Ortopedia & Saúde, sob a supervisão do presidente da entidade e idealizador do projeto, Fabio Ravaglia, com o objetivo de esclarecer a população sobre os benefícios proporcionados pela prática da caminhada realizada corretamente. O evento prevê palestras de renomados profissionais e exames gratuitos de densitometria óssea, que determina o grau de osteoporose, e baropodometria, um teste simples para avaliar o tipo de pisada. A atuação do projeto é integrada com a realização dos exames gratuitos de glicemia, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria, cujos resultados são fornecidos imediatamente. Isso possibilita obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o indivíduo está apto à prática da atividade física.

Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista.

alesp