Opinião - Embaixador do ABC


07/11/2012 12:00 | José Bittencourt *

Compartilhar:


A imprensa que tanto lutou pelo fim da ditadura e do regime militar, me parece que ficou parada no tempo, pois acredita que a política do Brasil ainda está dividida em dois lados: a favor ou contra; direita ou esquerda; liberal ou conservador; preto ou branco, e por aí vai.

Nós, que militamos na política, sabemos que há muito mais espaço para quem quer enxergar além da divisão direita-esquerda e Gilberto Kassab teve visão e coragem de ocupar esse vácuo na política nacional, independente dos críticos que enxergam nisso falta de ideologia.

Um novo quadro se desenhou na política brasileira com as eleições municipais desse ano. Os analistas experts em leitura do oráculo já enxergam o nome que é a bola da vez no cenário política nacional, ou seja Eduardo Campos, o jovem e competente governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB. Sem desmerecer o mérito desse novo líder, recebo com cautela essa perspectiva, pois já vi surgirem outros nomes em eleições anteriores e hoje praticamente não ouvimos falar em tais promessas que nas urnas não se concretizaram. Cito o caso de Ciro Gomes e Heloisa Helena. O jovem governador precisará ganhar mais musculatura, e isso leva um pouco mais de tempo, não pode se entusiasmar e queimar cartucho agora.

Mas, voltando à visão do nosso partido, estamos vendo o exemplo republicano de Gilberto Kassab, que prontamente abriu as portas da prefeitura para a equipe de transição do prefeito eleito Fernando Haddad, isso apesar de ter sido um dos principais apoiadores de seu adversário José Serra.

Outra demonstração da importância de um partido flexível como o PSD, que busca primeiramente o bem do cidadão mais do que a defesa de sua ideologia, está na região do ABC, onde recebi a incumbência do nosso líder maior de ser um intermediador entre o governador do Estado, Geraldo Alckmin e os prefeitos eleitos pelo PT na região do ABC.

Recebi com muita alegria a incumbência de ser uma espécie de embaixador do ABC junto ao governo estadual, porque, tendo a minha base eleitoral naquela região, além da capital, ainda sou do grupo de apoio do governador na Assembleia Legislativa e também coordenador político do PSD no ABC. Afora a boa relação que tenho com o governador, mantenho boa relação e até gozo da amizade dos prefeitos Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, de Carlos Grana, de Santo André, e de Donisete Braga, de Mauá, todos do PT, todos eleitos para governar seus respectivos municípios.

Estou feliz e entusiasmado com a minha nova missão, pois enxergo nisso um momento de ruptura da velha forma e o surgimento de uma nova política, onde não se abre mão das disputas, pois é algo legítimo da democracia, mas, no final, não se considera que houve derrotados, mas sim, vencidos, e os vencidos reconhecem que os vencedores ganharam o direito nas urnas de governarem, e, aos vencidos cabe resignar-se e apoiarem os vencedores para realizar um bom governo para o bem comum da população.

Ao governador digo, conte comigo para dialogar com os prefeitos da região do ABC; e aos prefeitos da região digo, contém comigo para dialogar com o governador Geraldo Alckmin. Ambos os lados podem contar com os préstimos do deputado Bittencourt, sabendo de antemão todos nós que as cidades e os cidadãos merecem que deixemos de lado as bandeiras vermelhas e azuis do PT e do PSDB, e nos concentremos em melhorar a vida do povo de nosso Estado.

*José Bittencourt é deputado estadual pelo PSD

"Recebi com muita alegria a incumbência de ser uma espécie de embaixador do ABC junto ao governo estadual"

alesp