Opinião - São Paulo "Amigo do Idoso"


14/01/2013 14:33 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Uma das boas notícias que posso dar a Ribeirão Preto e região neste início de 2013 é a determinação do governador Geraldo Alckmin " atendendo meu pedido " de construir um Centro de Referência do Idoso. O Estado de São Paulo, efetivamente, cumpre o seu papel de vanguarda no país quando lança e, mais importante ainda, coloca em prática o programa "São Paulo Amigo do Idoso".

É um programa sério e consistente que propõe, como premissa, o envolvimento de toda a população do Estado, em suas diversas faixas etárias e grupos culturais, unindo iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso.Uma comunidade capaz de valorizar e garantir os direitos da terceira idade, reconhecendo sua importância e o seu papel na sociedade.

Até 2050 " e os jovens de agora devem se preparar para o inevitável envelhecimento " a população idosa deverá representar 22% da população mundial, mais de 80% dos quais vivendo em países em desenvolvimento. E pela primeira vez, na história da humanidade " eis outro dado relevante " haverá no mundo mais idosos do que crianças.

Essas transformações já estão em curso no Brasil: em 2010, nosso país já possuía mais pessoas com mais de 65 anos do que crianças com até 4 anos de idade. Só em São Paulo, a população idosa já representa 11% de todos os habitantes do Estado. Esse novo perfil populacional, evidentemente, necessita de ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso e fortalecer sua importância na sociedade.

O Programa São Paulo Amigo do Idoso baseia-se no conceito de "Envelhecimento Ativo" da Organização Mundial de Saúde (OMS): independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade, estando centrado em quatro pilares básicos:.

1) Proteção- Mediante ações e projetos da secretaria do Desenvolvimento Social;

2) Educação " Mediante ações e projetos da Secretaria de Estado de Educação;

3) Saúde " Mediante Ações e Projetos da Secretaria de Estado da Saúde;

4) Participação " Mediante Ações e Projetos das Secretarias de Estado de Turismo e de Esporte, Lazer e Juventude;

Inserido no programa "São Paulo Amigo do Idoso", o Centro de Referência do Idoso será uma grande conquista para Ribeirão Preto e região porque ensejará a implantação de serviços modelos voltados para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos de idade;

uma vez instalado, dará atendimento médico-ambulatorial e desenvolverá atividades culturais e educacionais ampliando a convivência social do idoso. Esse Centro será construído em área do hospital Santa Tereza localizada na Avenida Independência, prevendo 25 consultórios médicos e odontológicos.

É o Idoso, enfim, tendo reconhecido o seu direito a um final de vida saudável e feliz onde lhe sejam proporcionadas oportunidades de lazer, de convivência e de efetiva integração social.



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp