Interligação do Expresso ABC até Santos


28/01/2013 17:04 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

 


Membro da Comissão de Transportes e Comunicações, o deputado Orlando Morando (PSDB) comemora uma grande conquista para a sua região: a ligação do Expresso ABC até Santos. A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou, no dia 24/1, no Diário Oficial do Estado, o chamamento público para que as empresas interessadas em realizar os estudos para a obra se manifestem em até 15 dias. A iniciativa desenvolverá estudos para a construção do Expresso ABC, que interligará a capital, o ABC e o município de Santos. Na região do ABC, a linha passará por São Caetano, Santo André e Mauá.

A estimativa é de que as obras no trecho do Grande ABC, com 25,4 quilômetros, comecem já no ano que vem. A previsão de entrega é para 2016, quando deverá ser iniciada a construção do segmento de 50 quilômetros até Santos. Conforme o cronograma, os passageiros do litoral poderão utilizar a linha a partir de 2019. Toda a rede será concluída em 2020.

Morando elogiou a proposta do governo: "Esses trens irão desafogar as rodovias, em especial, as do Sistema Anchieta-Imigrantes, que já estão saturadas", comentou.

No total, o governo do Estado está projetando a construção de quatro linhas ferroviárias que interligarão as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além das aglomerações urbanas de Sorocaba e São José dos Campos. Ao todo, serão 431 quilômetros de trilhos.

As empresas interessadas em realizar os estudos terão até julho para concluir os levantamentos técnicos, que deverão conter informações como investimento previsto para a obra, tarifa, demanda estimada e impactos ao meio ambiente. Também precisam ser apresentados aspectos técnicos de traçado, tecnologia utilizada e desapropriações necessárias. Finalizado o prazo, os estudos serão analisados pelo CGPPP (Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas), que escolherão modelo adequado em até quatro meses.



omorando@al.sp.gov.br

Voltar
alesp