Dia de Conscientização sobre Esclerodermia


15/02/2013 15:31 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


O Projeto de Lei 455/2012, da deputada Vanessa Damo (PMDB), que institui o Dia de Conscientização sobre Esclerodermia, em São Paulo, foi sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, no dia 9/1. A data, a ser comemorada anualmente em 29 de junho, passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado. "Conscientizar a respeito da doença é a única maneira de tratá-la, pois não existe prevenção", salientou Vanessa.

A esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. Sua principal característica é o endurecimento (esclero) da pele (dermia), que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas. No Brasil, não há dados oficiais sobre o número de pacientes esclerodérmicos. Porém, segundo o fundador da Associação Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica (Abrapes) e conceituado especialista em esclerodermia no Brasil, Percival Degrava Sampaio Barros, com base na prevalência da esclerose sistêmica na Europa e Estados Unidos, que é de 300 a 3 mil pacientes a cada 1 milhão de pessoas, pode-se estimar que o número de esclerodérmicos brasileiros esteja entre 6 mil e 60 mil.

O propósito da lei é realizar a promoção de eventos e palestras que levem mais informações sobre a doença à população, em parceria com entidades. Pelo fato de a enfermidade ser relativamente pouco conhecida no Brasil, muitos erros de diagnóstico acontecem. Os mais comuns são depressão, problemas na coluna e lúpus.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp