Opinião: PT: 33 anos de história e 10 anos governando o Brasil

Com Lula, mais de 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza. E, agora com Dilma, somente em 2012 saíram da pobreza extrema 16,4 milhões de brasileiros
20/02/2013 19:18 | Alencar Santana*

Compartilhar:


Em 33 anos de história, o PT contribuiu, e muito, com a redemocratização do país, e a conquista de direitos do trabalhadores e das minorias. Trabalhou para que tivéssemos um Brasil mais justo e igualitário, implementou seu jeito de governar em diversas cidades e, no parlamento, demonstrou que um novo projeto era possível e importante para o Brasil. Junto com os movimentos populares, sindicatos e outros setores organizados soube dialogar construindo essa nova proposta. Há 10 anos, após tantas lutas e sonhos, vencendo preconceitos, conquistou a presidência da República elegendo pela primeira vez um trabalhador e, na sucessão, elegeu a primeira mulher a governar o país.

O Brasil mudou, e mudou para melhor, desde que o PT assumiu a presidência da República. O país encontrou o caminho do desenvolvimento econômico com inclusão social, da soberania e do respeito aos demais povos, sempre em defesa de nossos valores da paz e da justiça.

O Brasil se tornou o país da oportunidade para a juventude com o acesso à universidade, da geração de emprego, da busca pela igualdade dos direitos entre todos, homem, mulher, negro, jovem, idoso, no campo e na cidade, de leste a oeste, de norte a sul. Por isso que o companheiro Lula terminou seu segundo mandato batendo recorde de aceitação e a presidenta Dilma tem hoje a aprovação de 78% do povo brasileiro.

Na economia, por exemplo, o crescimento econômico do Brasil tomou impulso após 2003, garantindo também a inclusão social, ao mesmo tempo em que pagávamos nossa dívida herdada do governo neoliberal de FHC. Com Lula, mais de 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza. E, agora com Dilma, através do Programa Brasil Carinhoso, somente em 2012, saíram da pobreza extrema 16,4 milhões de brasileiros.

A coragem e a vontade de construir um novo Brasil, grande como somos, fez o presidente Lula investir em obras de infraestrutura e nos diversos municípios do país, de forma republicana, independente da cor partidária, e em programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa-Família, mesmo diante do cenário econômico de incertezas que se deu em 2008, o que permitiu que superássemos a crise mundial que ainda assola a Europa.

A presidenta Dilma, com a firmeza de quem ajudou a construir e acredita nesse projeto, manteve o país nos trilhos, com medidas importantes como a redução dos juros, os pacotes de estímulos a setores da indústria e a parceria com a iniciativa privada para garantir mais investimentos em infraestrutura, como nos portos, aeroportos e rodovias. Ainda, com a convicção de que o Brasil não pode perder esse momento histórico, com uma medida pioneira e de coragem, reduziu a tarifa da energia elétrica, reduzindo o custo de vida do trabalhador ao mesmo tempo que impulsiona a indústria nacional.

Nesses 10 anos de governo do PT, o Brasil conta com mais de 19 milhões de brasileiros trabalhando com carteiras assinadas, mais de 1 milhão de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida e mais de 1 milhão de jovens na universidade pelo Prouni.

Ainda há muito para fazer, mas com certeza essa década petista foi de muitas vitórias e principalmente de mudanças que melhoraram muito a vida do povo. Hoje vivemos no Brasil de todos, de oportunidades. Os governos de Lula e Dilma mostraram como se faz.

Que tenhamos ainda mais oportunidades para mostrar que onde o PT governa dá certo.



*Alencar Santana Braga é deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa.

alesp