Leis antifumo diminuem número de partos prematuros


19/02/2013 16:46 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Recente pesquisa da Hasselt University, na Bélgica, demonstra que a proibição do fumo em locais públicos reduziu de maneira significativa o número de crianças nascidas prematuramente. A pesquisa analisou 600 mil partos e demonstrou quedas sucessivas no número de bebês nascidos com menos de 37 semanas, sendo que o início de cada redução ocorreu após a introdução de leis antifumo.

Segundo os pesquisadores, não foi observada essa tendência antes desse tipo de lei proibitiva. Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, é um resultado a ser comemorado. "Apenas a saúde de nossa população ganha com esse tipo de lei, uma gestação saudável resulta em um parto com menos riscos", disse.

Na época em que a lei antifumo foi discutida no Estado de São Paulo, a proposta foi criticada ferozmente por alguns grupos, mas Gilmaci Santos já se posicionava de maneira favorável a sua aplicação. "Defendo e luto pela saúde de nossa população, e a lei em questão defende os não fumantes que eram obrigados a fumar de maneira passiva", explicou.

Gilmaci Santos possui diversos projetos em defesa da saúde. Em 2009, o parlamentar apresentou o PL 65, que institui a Campanha de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal no Estado. A propositura tem como objetivo levar às gestantes informações sobre o perigo que o álcool traz ao bebê durante a gestação.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp