Da Tribuna


12/03/2013 19:39

Compartilhar:


Pensões suspensas



Edson Ferrarini (PTB) afirmou ter recebido muitos questionamentos de pensionistas de policiais militares, cobrando explicações acerca do corte de pensões. Segundo o parlamentar, cerca de 3.200 pensionistas estão desde dezembro sem receber os salários e 8.500 recebem apenas 75% da pensão estipulada, além de o plano de saúde ter sido cancelado. "Peço para que o governador Geraldo Alckmin mande para esta Casa um projeto que favoreça as pensionistas", disse Ferrarini. (SC)



Situação complicada



Olimpio Gomes (PDT) informou que esteve, no dia 12/3, em uma reunião com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, para tratar de diversos assuntos pendentes, como o problema enfrentado pelas pensionistas dos policiais militares. Segundo o parlamentar, o secretário vai enviar ao governador parecer sobre o assunto. "As pensionistas têm mais de 60 anos, outras têm autismo ou deficiência física, e simplesmente não podem trabalhar. É uma situação complicada", concluiu. (SC)



Cumprimento de leis



Ramalho da Construção (PSDB) lamentou a falta do cumprimento de leis e apresentou dados referentes a mortes e infrações cometidas no trânsito. O parlamentar lembrou acidente ocorrido na avenida Paulista, no qual um motorista aparentemente embriagado atropelou um ciclista, que teve o braço decepado na colisão. "Vou insistir no cumprimento de leis para que o Brasil não seja conhecido como o país da impunidade. Vamos fazer um grande movimento em São Paulo, para que essas coisas não aconteçam mais", finalizou o deputado. (SC)



Denúncia sobre ANS



Carlos Giannazi (PSOL) comentou reportagem da Folha de S. Paulo sobre a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que, de acordo com o deputado, confirma o que vem sendo denunciado por alguns deputados em comissões e sessões ordinárias. Finalizou recordando denúncias sobre o financiamento de candidaturas políticas e do loteamento de cargos por ex-funcionários das operadoras de saúde. (GC)



Agressão a cão



Jooji Hato (PMDB) contou a proibição, na União Europeia, de testes de cosméticos em animais. Repudiou agressão de jovens contra um cão na região de Sorocaba e solicitou às autoridades investigação e punição dos quatro rapazes que cometeram o ato. Pediu ao governador Geraldo Alckmin que sancione projeto, de sua autoria, que cria a delegacia para casos de maus-tratos a animais. (GC)



Obras do rodoanel



Osvaldo Vergínio (PSD) afirmou também estar na luta pelos direitos das pensionistas de militares. Lamentou a violência cometida, em Sorocaba, contra um cão da raça pittbull. Comentou benefícios que a conclusão do rodoanel trará à população que viaja e reside nas regiões afastadas da capital. (GC)



Morte de Chorão



Telma de Souza (PT) discorreu sobre a morte do cantor Alexandre, conhecido como Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Contou que foi ao enterro do artista e conversou com seus familiares, inclusive com a ex-mulher Graziela, que informou à deputada ter perdido seu marido para as drogas. Lamentou a fragilidade do ser humano ante à dependência química. (GC)



Desrespeito e arbitrariedade



"Não é questão futebolística, e sim um desrespeito aos direitos humanos", disse Fernando Capez (PSDB), a respeito da promotora boliviana que mantém os 12 torcedores do Corinthians detidos na Bolívia após o incidente com o sinalizador. De acordo com Capez, está sendo desrespeitada a Convenção Americana de Direitos Humanos (1969), ratificada pela Bolívia, que determina que alguém só pode ser detido se houver provas. "O governo boliviano tem que falar os motivos pelo quais eles estão detidos, apresentando provas, não apenas presunções", afirmou. (JF)



Hospital do Servidor



Carlos Neder (PT) abordou o funcionamento da Comissão Consultiva Mista do Iamspe. Comentou a importância do Hospital do Servidor que tem suas instalações deterioradas devido à falta de investimento do Estado. "O governo estadual está colaborando com um quinto do que deveria, deixando a instituição ser financiada apenas com os 2% retirados do salário de cada servidor", disse. Ressaltou a falta de aproximadamente 100 médicos no quadro do Hospital do Servidor e a necessidade de criação de um conselho administrativo com a participação dos trabalhadores. (JF)



Caos na saúde



Luis Carlos Gondim (PPS) citou a falta de radioterapia no atendimento de saúde pública de Mogi das Cruzes. Cobrou promessa do governador Geraldo Alckmin de instalação desse serviço no Hospital Luzia de Pinho Melo, naquela cidade. "Um ano se passou e não foi feita nenhuma licitação do aparelho", afirmou. Comentou a importância do diagnóstico precoce de câncer. Mencionou a falta de médicos em Ferraz de Vasconcelos, explicando que a evasão de profissionais ocorreu devido aos baixos salários pagos aos profissionais. "Aprovamos uma lei para melhorar os salários e até agora não houve mudança na folha de pagamento dos médicos." (JF)



Sons em veículos



Jooji Hato (PMDB) comentou reportagem exibida no programa Fantástico sobre veículos equipados com som. O parlamentar ressaltou sua preocupação em relação à audição das pessoas que são expostas ao som alto, e aproveitou para falar de seu Projeto de Lei 924/2011, que propõe a fiscalização do uso desses aparelhos em automóveis. Hato defende que quem perturba a ordem pública deve ser punido. (DT)



Instituto do Câncer



Osvaldo Vergínio (PSD) comentou inauguração de unidade do Instituto do Câncer em Osasco. Segundo o deputado, os pacientes serão diagnosticados e tratados por especialistas. "Apelo para que o Hospital de Osasco não acabe com o atendimento geral." (DT)

alesp