Aprovado PL que autoriza empréstimo para a construção da Linha 6 do Metrô
12/03/2013 21:59 | Da Redação Fotos: Vera Massaro
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 12/3, o Projeto de Lei 751/2012, do governador, que autoriza o Poder Executivo a realizar operações de crédito em moeda nacional e estrangeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco do Brasil (BB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), ou outras instituições financeiras internacionais, organismos multilaterais e bilaterais de crédito, agências de fomento, bancos privados nacionais e internacionais, agência multilateral de garantia de financiamentos, cujos recursos serão aplicados, obrigatoriamente, na execução do projeto da Linha 6 " Laranja do Metrô de São Paulo, até o valor equivalente a R$ 3,879 bilhões.
Norte e noroeste da cidade
O deputado Luiz Carlos Marcolino (PT) destacou a importância da medida para a população das zonas norte e noroeste do município de São Paulo, "que agora, com a liberação da verba para a construção da Linha 6 do Metrô, terão perspectiva de transporte para a região. Que os recursos sejam liberados o mais breve possível", disse o parlamentar. O PT registrou voto favorável às emendas apresentadas pelo partido, que foram rejeitadas pelo Plenário.
De acordo com a exposição de motivos do PL 751/2012, alinhada aos objetivos públicos de expansão do sistema metroviário paulista, que atualmente transporta milhares de passageiros por dia, com 74,3 quilômetros de linha e 67 estações, a construção da Linha 6 " Laranja trará mais qualidade de vida para os usuários de transporte público paulista, com expansão de 15,5 quilômetros e 15 novas estações, e deverá atender aproximadamente mais 633 mil usuários por dia.
Ainda conforme a justificativa da propositura, o modelo de contratação identificado como mais vantajoso do ponto de vista de redução de recursos públicos e da redução de prazos de execução do empreendimento, foi o de uma Parceria Público-Privada, em que o parceiro privado será responsável pela implantação e operação integral da linha, com prazo de execução de no máximo seis anos.
A íntegra do projeto aprovado e sua tramitação podem ser consultados no www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições