Taubaté discute zoneamento minerário do Paraíba do Sul


20/03/2013 09:45 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:


A Câmara de Taubaté sedia, no dia 22/3, discussão sobre a revisão do zoneamento minerário da Bacia do rio Paraíba do Sul. O encontro é organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do rio Paraíba do Sul, presidida por Afonso Lobato (PV). A data marca as comemorações do Dia Mundial da Água.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do encontro é proporcionar à sociedade regional a oportunidade de opinar e defender seus interesses junto aos órgãos que definirão um novo mapeamento para a extração de areia na região e o controle sobre a atividade, a fim de reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente.

"Sabemos que a areia é imprescindível nos dias de hoje, com um mercado da construção civil gigantesco. Entendemos também que precisamos da areia, pois nossas casas, as construções públicas, nossas igrejas, tudo é feito com o mínimo de areia. Mas é necessário que sejamos rígidos ao exigir dos mineradores, as compensações para a natureza", disse Lobato.

Na Bacia do Rio Paraíba do Sul existe mais de 200 cavas sem recuperação, a extração de areia é o maior fator de degradação ambiental, por falta de controle e fiscalização.

O método mais utilizado para a extração é a escavação e cerca de 80% de toda a extração na região, o que resulta num passivo de grandes lagoas, muitas vezes poluídas, com grandes danos ao meio ambiente. Mais de 70% desta areia é destinada ao mercado da construção civil na capital paulista.



padrefonso@al.gov.br

alesp