Debate sobre compensação às cidades com presídios


20/03/2013 17:59 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) vai promover, no dia 19/4, às 14h, na Câmara Municipal de Avaré, debate sobre o Projeto de Lei 556/2007, de sua autoria, que trata de compensação financeira aos municípios que abrigam ou venham a receber unidades penitenciárias. "Os impactos negativos da presença de unidades carcerárias refletem direta ou indiretamente na qualidade de vida da população que está ao seu redor", argumenta a deputada ao propor as medidas compensatórias, levando em conta a necessidade de manutenção da qualidade de vida no interior.

De acordo com o projeto, a proposta prevê que a construção, instalação e funcionamento das unidades prisionais dependem de licenciamento ambiental e elaboração de EIA-RIMA. "As medidas compensatórias serão geridas por órgão técnico colegiado com representação paritária entre Estado e município, com a participação do Ministério Público local", salienta a deputada.

A matéria ainda prevê transferência de recursos estaduais específicos para ampliar os serviços municipais; que o montante dos recursos destinados pelo Estado não poderá ser inferior a 1% dos custos totais previstos para a implantação; que anualmente o Estado deverá repassar ao município, no mínimo, 0,5% das despesas totais de custeio da unidade prisional; e medidas mitigatórias e de adequação da unidade prisional às sugestões propostas no estudo de impacto ambiental e no licenciamento ambiental.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp