Creche no metrô para os usuários do transporte


25/03/2013 19:53 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Está pronto para ser votado o Projeto de Lei 407/2008, do 1º secretário da Assembleia Legislativa, Enio Tatto (PT), que prevê a instalação de creches e berçários nas estações de metrô para quem usa cotidianamente esse meio de transporte para ir e voltar ao trabalho. "O projeto assegura o emprego de homens e mulheres que não possuem meios de trabalhar e ganhar a vida, por não ter onde deixar seus filhos", justifica o autor.

O projeto também busca dar uma finalidade social aos espaços ociosos ou subutilizados das estações do Metrô, além de diminuir a carência e demanda desse tipo de equipamento social. "Com creches esse tipo de problema será minorado", comenta Enio Tatto, para quem "o empregador igualmente ganhará porque seus empregados trabalharão motivados e seguros, por saberem que seus filhos estarão bem cuidados".

Conforme o 1º secretário, outra vantagem é que diminuirá o número de faltas ao trabalho, na medida em que um dos motivos que comumente levam o trabalhador a se ausentar é a saúde e a preocupação com os filhos. "Os pais ou tutores legais saem de casa para o trabalho e muitas vezes deixam os filhos em locais inadequados, diante da falta de recursos para pagar berçários, creches ou pré-escolas", observa.

Enio Tatto inclusive lembra de encontro, em janeiro, entre o prefeito da capital, Fernando Haddad, e o governador Geraldo Alckmin sobre o assunto. "O governador se comprometeu a identificar terrenos do governo estadual para construção de creches na capital. Haddad disse na ocasião que terrenos próximos a estações do Metrô e da CPTM devem constar na lista a ser elaborada pelo governo estadual", acrescenta Tatto.

"Deve haver por parte do Estado compromisso e responsabilidade social para com os usuários. Por isso acredito que é fundamental a instalação de creches e pré-escolas para o amparo de quem constrói a riqueza de nosso Estado", observa Enio Tatto, para desfazer a imagem que "o transporte público não se preocupa em dar conforto aos seus usuários".



etatto@al.sp.gov.br

alesp