Opinião - O saudoso parceiro ideal do Brasil

Sua história de vida, sua luta e trajetória política ainda servem de exemplo para todos nós. Mesmo após sua morte, o vice-presidente continua sendo o parceiro ideal do Brasil
27/03/2013 16:16 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


Há dois anos, mais especificamente no dia 29/3/2011, um dos homens mais influentes e respeitados da política brasileira nos deixou. José Alencar foi um desses líderes que deixa saudades e aprendizado aos que por aqui ficam. Sua história de vida, sua luta e trajetória política ainda servem de exemplo para todos nós. Mesmo após sua morte, o vice-presidente continua sendo o parceiro ideal do Brasil.

José Alencar foi um marco para a nossa história, sua voz e olhar calmos davam a impressão de que, para este homem, tudo poderia ser vencido, e isso por causa de sua determinação e vontade de viver. Nos últimos anos, sempre que possível, fiz homenagens a este personagem, e isto foi feito mesmo antes de sua morte. Em geral, homens de tamanha importância recebem homenagens póstumas, mas já que sempre vi Alencar como alguém de grande peso em nossa história, escrevi em 12/11/2009, cerca de um ano antes de sua morte, o artigo O parceiro ideal do Brasil, contando um pouco sobre história e de sua luta.

Como já afirmei algumas vezes, a história de José Alencar transcende a morte e ultrapassará as gerações, pois como disse o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare: "os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez". Este republicano, presidente de honra do PRB, passou por essa vida e deixou marcas em quem um dia o conheceu; de forma simples e sincera, sem medo de viver ou de morrer, preocupando-se apenas em fazer o bem, amando muitíssimo a sua nação, mostrou que era diferente, era o homem ideal para governar esta tão heterogênea nação. Foi este mesmo homem que um dia disse que não tinha medo da morte, mas, sim, da desonra.

Sua história de vida se confunde com a de tantos outros Josés no Brasil, pessoas que, como ele, têm lutado para melhorar as suas vidas. Mesmo com uma história política ilibada, Alencar nunca se mostrou como um semideus ou algo do tipo, pelo contrário, escancarou suas fragilidades, mostrando a todo o país sua incansável luta contra o câncer. E foi exatamente essa coragem e força de vontade que serviram de exemplo a nossa nação.

Alencar foi também um grande líder, daqueles que contribuem para a história de uma nação. Mas porque o considero um líder? Porque mesmo sendo o vice-presidente de uma nação tão complexa como a nossa, propôs mudanças efetivas e governou com eficiência o país diversas vezes na posição de presidente interino. Além disso, este homem encorajou milhares de pessoas a serem resolutas e perseverantes, e isso o fez com sua sabedoria e humildade, ao colocar-se como igual e não superior aos outros.

Nosso saudoso vice-presidente foi considerado o parceiro ideal por Lula, em um momento que a política carecia de grandes personalidades, mas me arrisco a dizer que após Alencar, o país ainda não encontrou seu novo parceiro ideal. Alencar com certeza marcou uma geração, sua contribuição para a história política de nosso país não foi em vão, já que ele é hoje um patamar político a ser alcançado pelas novas gerações.

Muitos líderes políticos continuam sua procura por nomes como os de Alencar, e não poderia ser diferente, seu exemplo ficou. É como disse sabiamente o filósofo americano Ralph Waldo Emerson "existem grandes homens para que possa haver homens maiores ainda". Assim começou a história do grande líder Zé Alencar.



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp