Audiência discutirá caso dos torcedores brasileiros na Bolívia


27/03/2013 17:17 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:


No dia 20/2 passado, durante a partida de futebol entre os times Corinthians, do Brasil, e San José, da Bolívia, pela Copa Libertadores da América, realizada no Estádio Jesus Bermúdez, na cidade boliviana de Oruro, ocorreu um disparo de sinalizador que custou a vida do adolescente boliviano Kevin Spada. As autoridades bolivianas, desde então, têm promovido uma série de arbitrariedades, mantendo em cárcere 12 torcedores, sem individualização de sua culpa, sem apontar quais diligências investigatórias estão sendo realizadas e qual a justificativa para tal prisão, que já dura mais de um mês e pode ser prolongada por até um ano e meio.

Segundo Capez, lamentavelmente, a despeito dos muitos laços de amizade e cooperação mútua que vinculam nosso país à Bolívia, as autoridades bolivianas, especialmente a Fiscal (Promotora Pública) da Comarca de Oruro, têm agido de maneira extremamente arbitrária, merecendo providências de caráter internacional.

Capez já elaborou uma moção para solicitar a intervenção da presidente da República, Dilma Rousseff, no caso. No documento, o deputado apela para que o Ministério das Relações Exteriores faça gestões junto ao governo da Bolívia, "com o propósito de assegurar a cada um dos brasileiros o pleno respeito ao devido processo legal, por meio de um procedimento célere, justo e equitativo, assim como tratamento digno e humano".

Após todas essas iniciativas, o parlamentar foi a Brasília, em 27/3, para entregar ofício, juntamente com inúmeros documentos, à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, para levar ao seu conhecimento informações da mais alta importância relativas ao torcedores brasileiros que, ao arrepio do direito internacional, continuam arbitrariamente detidos na cidade de Oruro, na República da Bolívia.



fcapez@terra.com.br

alesp