Da Tribuna


02/05/2013 20:02 | Da Redação

Compartilhar:


Dia do Trabalho

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou foi presidente do Sindicato dos Bancários, quando firmou parcerias com outros sindicatos. Segundo o deputado, a comemoração do 1° de maio serve para reflexão, baseada no debate da situação trabalhista. O parlamentar parabenizou os envolvidos nas comemorações realizadas na zona sul, em Jandira, Osasco, Grande ABC e no centro de São Paulo. Para o deputado, o Dia do Trabalho deve trazer reflexão para a classe e lazer para aproximar as famílias. (SC)

Investimento na educação

Carlos Giannazi (PSOL) fez apelo ao governador Geraldo Alckmin e ao prefeito Fernando Haddad para que atendam as reivindicações dos funcionários das redes de ensino municipal e estadual. Segundo o deputado, a crise vivida na educação culminou na paralisação dos professores que merecem salários mais justos e condições melhores de trabalho. "Educação não é custo e sim investimento. Só assim toda sociedade ganha", disse. O parlamentar afirmou ainda que o Estado e o município não respeitam a data base, além de parcelarem o reajuste em vários anos. (SC)

Cobranças de melhorias

"A comemoração do Dia do Trabalho é só para quem está empregado", afirmou Osvaldo Vergínio (PSD), lembrando que há muitos desempregados no Estado". O parlamentar informou que neste feriado, houve em Osasco uma corrida e passeios de bicicleta, lembrando ao prefeito da cidade a necessidade de ciclofaixa em Osasco. O parlamentar cobrou da concessionária CCR a obra da nova entrada de acesso para Osasco, já prevista em contrato. (SC)

Locais violentos

Jooji Hato (PMDB) falou dos altos índices de violência. O parlamentar elucidou casos recentes de latrocínio. Ele ainda afirmou que o Dia do Trabalho deveria ser um dia feliz, mas que não é ante o risco de diminuir as vagas de emprego no Estado, já que nenhuma empresa quer ficar em locais violentos. (SC)

Décadas de luta

Olimpio Gomes (PDT) leu documento assinado pelo presidente Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas (Fequimfar), Sérgio Luiz Leite, relatando as conquistas e lutas dos trabalhadores do setor nesses 55 anos de sindicato. O documento comemorativo relata as dificuldades da categoria nos momentos de transição econômica e política do país e ressalta a igualdade das campanhas salariais do setor, sempre voltadas para os trabalhadores no exercício da atividade, para os aposentados e para as pensionistas. A integra da publicação está disponível no site do sindicato fequimfar.org.br. (LP)

1º de maio

Para o deputado Marcos Martins (PT), os trabalhadores brasileiros têm mais motivos para comemorar do que para lamentar e ratificou que há 12 anos o país vivencia considerável avanço nos índices de trabalhadores com carteira assinada. O parlamentar também falou sobre outra data comemorativa, 28/4, considerado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. "Em 2008, o Brasil gastou R$ 46 bilhões com a assistência dos trabalhadores acidentados. Isso, sem contabilizar os casos de doenças nocivas à saúde, como a dos trabalhadores contaminados por produtos que contenham amianto em sua composição." (LP)

Manutenção da creche

O deputado Olimpio Gomes agradeceu o apoio dos parlamentares pela defesa da manutenção do serviço de creche oferecido aos servidores do Palácio 9 de Julho e apelou por uma decisão rápida da Mesa Diretora da Casa sobre o assunto. O deputado ressaltou a excelência dos serviços da creche e manifestou-se favorável à criação de auxílio-creche para os servidores que residem no interior do Estado sem acarretar o fechamento da creche da Casa. (LP)

Saúde dos servidores

Carlos Neder (PT) falou sobre o número de servidores públicos, tanto da esfera municipal quanto estadual, que adoecem em decorrência da falta de condições de trabalho. Quando vereador, Neder foi o proponente da instalação de frente parlamentar para acompanhar a evolução do quadro do servidor doente e enfatizou que se a iniciativa privada tem de cumprir a legislação, o poder público também tem suas obrigações. (LP)

alesp