Comissão de Saúde aprova requerimento sobre cardiopatia congênita


22/05/2013 12:55 | Da assessoria da deputada Heroilma Soares

Compartilhar:


Em reunião dia 21/5, a Comissão de Saúde aprovou, por unanimidade, requerimento de autoria de Heroilma Soares Tavares (PTB), que solicita a inclusão de apresentação sobre cardiopatia congênita, a ser realizada pela presidente da Organização Não Governamental Pequenos Corações, no próximo dia 11/6. No documento, a parlamentar afirmou ser oportuna a apresentação uma vez que o Projeto de Lei 1093/2011 cria, em 12/6, o "Dia Estadual da Cardiopatia Congênita".

O governador Geraldo Alckmin, sancionou, em maio de 2011, o projeto de lei citado, de autoria da deputada Heroilma. O texto afirma que o Poder Executivo será autorizado a firmar convênios e parcerias com entidades privadas sem fins lucrativos, para a realização de eventos objetivando um dia especial para a reflexão das pessoas. Em sua justificativa, a parlamentar afirmou que a cardiopatia congênita é considerada uma anormalidade na estrutura ou função do coração e pode ocorrer nas primeiras semanas de gestação, na etapa da formação do coração do bebê, devido a uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto por ocasião do nascimento do bebê ou ao longo de sua vida.

"Enviarei a cada deputado o boton que simboliza a luta pela conscientização da doença, e um ofício solicitando que eles compareçam no dia 12 de junho no plenário usando o boton, como forma de adesão e apoio ao tema", afirmou a parlamentar.

heroilmastavares@al.sp.gov.br

alesp