Da Tribuna


23/05/2013 19:51 | Da Redação

Compartilhar:


Contestação

José Bittercourt (PSD) cumprimentou os alunos da Unicamp que estavam visitando a Casa e comentou a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizada no dia 22/5. O deputado criticou a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) pela indicação do parlamentar Cauê Macris (PSDB) como relator do processo em que será analisada a possível perda de mandato do vice-governador Afif Domingos. "Atropelou sem dó o Colégio de Líderes por interesses políticos." (GA)

Greve da Unesp

Luiz Claudio Marcolino (PT) comentou a greve que esta ocorrendo na Universidade Estadual Paulista (Unesp) nos campi de Assis, Marília, Jaboticabal e Ourinhos. O deputado falou dos problemas que vêm acontecendo na universidade e criticou o governo do Estado por não investir em melhorias na Unesp. "A gestão está sucateada. É importante trazer o debate para a Assembleia, para solucionar o problema." (GA)

Greve dos professores

Carlos Giannazi (PSOL) informou que, no dia 24/5, ocorrerá manifestação dos professores da rede pública municipal paulistana. Segundo o deputado, o prefeito Fernando Haddad tem um projeto de privatizar a educação infantil e vetou o aumento de duas referências salariais aos professores. "É uma situação muito grave e causa revolta da categoria." Giannazi pediu para a bancada do PT que não apoiasse o prefeito no corte dos salários dos professores em greve e afirmou que "por decisão da Justiça não se pode cortar salário dos grevistas." (GA)

Questionamentos

Antonio Mentor (PT) questionou o posicionamento do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que, de acordo com Mentor, vem tecendo criticas ao prefeito Fernando Haddad e pouco fala das atitudes do governo estadual. Criticou também Giannazi pelo questionamento ao fato de o vice-governador Afif Domingos assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa. (JF)

Manifestação no Iamspe

Marcos Martins (PT) discorreu acerca da manifestação dos servidores que ocorreu no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual sobre a reforma que, segundo o deputado, "não tem previsão de término nem informação dos locais em que os pacientes serão atendidos durante os reparos". Em seguida, comentou a falta de quórum na reunião da Comissão de Meio Ambiente. De acordo com o parlamentar, nessa reunião seria votada a concessão de parques estaduais a empresas privadas. (JF)

Aprovação de projetos

Jooji Hato (PMDB) falou da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que determina o aumento da pena para o tráfico de drogas, que passa de cinco para oito anos, e da possibilidade da internação involuntária de usuários de drogas, a pedido da família ou de agentes públicos. Hato disse ainda que "essa dependência se inicia com o consumo excessivo de álcool pelos jovens". Para o deputado, as medidas aumentarão a qualidade de vida. (JF)

Hidrovia e novos portos

Luiz Carlos Gondim (PPS) abordou seu encontro com o prefeito de Conchas para debater a Hidrovia Tietê/Paraná que, de acordo com o parlamentar, pode se estender até o município de Conchas e chegar a Santos. Para Gondim, a criação dessa hidrovia tornará o transporte de cargas mais rápido do que se fosse feito por caminhões. O parlamentar completou ainda que é necessária a criação de um novo porto para o Estado. (JF)

Ato público

Fernando Capez (PSDB) informou que há, na Ordem do Dia e em caráter de urgência, 702 proposições entre vetos e projetos. O parlamentar afirmou que irá parar de apresentar projetos, pois há mais de 200 PLs para serem votados. O deputado também exibiu vídeo que mostra os erros cometidos pelo árbitro do confronto entre Boca Juniors e Corinthians, em jogo pela Copa Libertadores. Diante disso, o parlamentar afirmou que fará na Casa um ato público para que o Procon intervenha e que seja devolvido o dinheiro dos ingressos aos corintianos. (SC)

Projetos pela segurança

Jooji Hato (PMDB), na esteira dos comentários de Capez, afirmou que esteve no jogo e que o juiz deve ser acusado de latrocínio, por roubar no resultado e por matar o sonho corintiano de ganhar novamente a Libertadores. Hato afirmou ainda que se deve investir na segurança preventiva aprovando projetos que visam melhorar a segurança, como seu PL que proíbe garupa de moto, e o que controla a instalação de alto-falantes em carros. (SC)

Congratulações

Antônio Mentor (PT) comentou escolha feita pela revista Forbes, que indicou a presidente Dilma Rousseff como a 2ª mulher mais influente do mundo, e afirmou que os brasileiros devem se orgulhar pelo reconhecimento internacional da presidente no cenário político. O parlamentar elucidou ainda que, no ano passado, 86 deputados designaram recursos às santas casas em reconhecimento ao trabalho prestado. Reforçando o assunto, o deputado leu uma carta enviada pelo consulado da Austrália parabenizando a Santa Casa de São Paulo pelo excelente atendimento prestado a um turista australiano, atropelado enquanto visitava o Brasil. (SC)

Melhorias para os jovens

Alencar Santana (PT) comentou a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC da Juventude, de sua autoria. Segundo o parlamentar, o Estado não está oferecendo espaço para que o jovem realize atividades culturais, nem educação de qualidade. "Esse mesmo governo que não proporciona oportunidade, é o mesmo que não expande o ensino superior para todo o Estado. Devem-se criar políticas públicas que mudem a vida das pessoas e não políticas preconceituosas", afirmou. (SC)

Sistematização do judiciário

Orlando Bolçone (PSB) disse que "está otimista quanto à modernização das atividades do Poder Judiciário de São José do Rio Preto". O parlamentar destacou os problemas e transtornos do antigo Fórum de Rio Preto e ainda falou do investimento que o governo do Estado liberou para a transferência de local do Fórum e a informatização da Justiça na cidade. "Com a modernização do sistema judiciário, ficará mais fácil a averiguação dos processos", declarou. (GA)

alesp