Trator agrícola para Adamantina


04/06/2013 18:04 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Por solicitação do prefeito de Adamantina, Ivo Francisco dos Santos Júnior, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou um pedido ao governo do Estado no valor de R$ 150 mil para a compra de um trator para o município. "A aquisição desse trator beneficiará 470 micros e pequenos agricultores do município, a maioria engajados no processo de agricultura familiar", justificou Enio Tatto.

Conforme o prefeito Ivo Santos, a fundação do município de Adamantina está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (Caic) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do rio Aguapeí-Peixe. O plano de colonização da Caic dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminou o latifúndio e formou propriedades com áreas de, em média, 10 alqueires.

Em 1948, foram então criados o distrito e o município de Adamantina com 412 km², desmembrados dos distritos de Lucélia e Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista. A partir dessa data, o município começou a desenvolver sua infraestrutura com a chegada da estrada de ferro e ampliação da rede elétrica.

O prefeito ressalta que o surto cafeeiro e a chegada da ferrovia proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estende até o rio Paraná, fazendo convergir para a região os passageiros e a produção agrícola. "O histórico do município mostra a importância da compra de trator agrícola para os pequenos proprietários rurais", diz o prefeito Ivo Santos.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp