População luta pelo direito à moradia


10/06/2013 16:36 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi (2º à esq.) e moradores da zona sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126330.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A segunda audiência organizada por Carlos Giannazi (PSOL), realizada em 22/5, na Assembleia Legislativa, para debater o Projeto de Lei 650/2012, reuniu moradores do Brooklin Novo, Brooklin Velho, Vila Cordeiro, Águas Espraiadas, Panamby, Morumbi e adjacências (zona sul da capital) e os representantes da entidade Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, da Associação Preserva SP, da Central dos Movimentos Populares, do Movimento Metrô Sim Monotrilho Não, e do vereador José Américo (PT).

O projeto, de autoria do governador Alckmin, está em regime de urgência para ser votado no plenário e prevê a retomada de todos os imóveis (481 no total) do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para uso como moeda de troca em uma parceria público-privada.

No caso da cidade de São Paulo, muitos desses imóveis são ocupados por funcionários públicos estaduais. Na média, eles residem há mais de 40 anos nessas casas, com lares já organizados em torno de escolas e creches. Essas famílias são majoritariamente de poder aquisitivo bem limitado e que dificilmente conseguirão obter outra habitação digna para viverem.

"O nosso compromisso é com o direito à moradia e vamos lutar até o fim para que o PL não entre em votação. Caso entre, a bancada do PSOL vai obstruir os trabalhos até o limite regimental", afirma Giannazi.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp