Tabloide britânico destaca atuação de parlamentar


11/06/2013 11:51 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Júnior

Compartilhar:


Um dos mais populares tabloides britânicos, o Daily Mail, deu destaque para a iniciativa do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), integrante da Comissão de Direitos Humanos. Em matéria sobre caso de escravidão envolvendo a Zara na Argentina, o jornal comentou a atuação do parlamentar na convocação do presidente da grife, Enrique Huerta Gonzaléz, para prestar esclarecimentos por flagra de trabalho escravo envolvendo a confecção de peças de roupas do grupo no Brasil.

Na ocasião, durante reunião da comissão em 2011, Bezerra Jr. questionou a alegação de Huertas que dizia desconhecer escravidão nas terceirizadas da empresa. "Não lhes causou espanto ao menos ter constatado que o significativo aumento dos lucros se deu com base na diminuição do número de trabalhadores formais? Não é possível que alguém da Zara não estivesse atento a isso", argumentou.

O parlamentar ainda propôs que a empresa indenizasse imediatamente as vítimas. "O mínimo a ser feito é que esse lucro obtido ilegalmente, com base na exploração cruel de mão-de-obra, seja devolvido a cada um dos lesados e a suas famílias", cobrou.

"The company was later forced to apologise in front of state deputies at Sao Paulo"s Human Rights Commission, and paid fines totalling more than £350,000 as well as compensation to the workers (A empresa teve de pedir desculpas na frente de deputados estaduais na Comissão de Direitos Humanos de São Paulo, e pagar multas, totalizando mais de £ 350.000, além de compensação para os trabalhadores)", noticiou o tabloide, referindo-se a ação do deputado.

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp