Ligação metroviária para Diadema


17/06/2013 15:01 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), enviou requerimento de informação ao governo do Estado pedindo esclarecimento sobre a existência de projeto de extensão ou interligação metroviária entre a estação Jabaquara, na capital, e Diadema. Caso exista, pergunta quais as providências que serão tomadas e quais os prazos das obras.

"A extensão de linha do Metrô, a partir da estação Jabaquara, integraria os sistemas de transporte e criaria um importante elo entre a zona sul da capital e a cidade de Diadema, que hoje não são suficientemente ligadas com meios de transporte de massa", justifica Enio Tatto. Para ele, a extensão de seis quilômetros poderia ser por linha de metrô ou por veículo leve sobre trilhos (VLT).

De acordo com Antonio Rodrigues, coordenador do Movimento dos Transportes Unificados de Diadema (Fórum dos Transportes), a sua cidade é tradicional "cliente" que se dirige ao Jabaquara para então acessar a Linha Azul do Metrô. "Além de beneficiar os usuários de Diadema, a extensão da linha beneficiaria também o comércio e as empresas situadas ao longo da linha", diz Rodrigues.

Atualmente, lembra Antonio Rodrigues, o terminal central de Diadema recebe 80 mil passageiros/dia, dos quais 40 mil se dirigem à estação Jabaquara do Metrô via trólebus. "O tempo de espera é longo e os trólebus estão sempre lotados. Por isso a extensão do metrô é uma reivindicação de toda a cidade de Diadema", diz ele.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp