Frente das Santas Casas comemora reajuste


25/06/2013 11:59 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:


O ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou, em 21/6, o Prosus, programa federal de apoio financeiro às santas casas e aos hospitais filantrópicos.

Antes do anúncio, o ministro ligou para o deputado Itamar Borges, líder do PMDB e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, para comunicar que as reivindicações da frente seriam atendidas por um novo programa do governo.

Durante a conversa com o deputado, o ministro Padilha informou o aumento de 50% para todos os procedimentos de média complexidade; o aumento do valor do repasse na contratualização para o teto dos procedimentos; e o desconto para as entidades de um mês de dívida para cada mês pago em dia.

"Estou muito feliz com esse anúncio do ministro. O setor filantrópico é essencial para a manutenção do Sistema Único de Saúde no país, e precisamos continuar a luta por melhorias para essas entidades, principalmente o aumento de 100% da tabela SUS", afirmou o deputado Itamar Borges.

A principal proposta do Prosus é que as instituições filantrópicas troquem as dívidas com o governo pelo aumento no atendimento aos pacientes do SUS. Além disso, o valor repassado pelo Ministério da Saúde de incentivo à contratualização vai dobrar, com um adicional de R$ 2 bilhões em 2014.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp