1º secretário saúda Cidade Ademar pelos 67 anos do distrito


25/06/2013 18:04 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), saudou os moradores de Cidade Ademar, na zona sul da Capital, pelos 67 anos de criação do distrito, comemorados nesta terça-feira, 26/6. "Parabéns Cidade Ademar. São 67 anos de história e de luta por uma região melhor", disse.

Enio Tatto recordou-se da chegada da sua família a São Paulo, nos anos 70, quando se instalou em Capela do Socorro, também na zona sul, onde reside até hoje. "Cidade Ademar surgiu como um bairro dormitório, de gente vinda do campo, que virou operário. À época, a luta era por água, energia elétrica, asfalto e transporte. Enfim, a luta era para urbanizar o local e transformá-lo em bairro, como aconteceu com a Capela do Socorro", acrescentou o 1º secretário.

A região da Cidade Ademar origina-se basicamente como uma região dormitório, devido à explosão industrial de 1960. Bairros e vilas surgiram de loteamentos vendidos aos operários migrantes de diversas partes do Brasil em busca de uma vida melhor. As ofertas de lotes, com facilidades de compra, atraíram trabalhadores que passavam o dia nas fábricas de Santo Amaro e do Grande ABC. À noite retornavam à Cidade Ademar para dormir.

Cidade Ademar também ficou conhecida pelas inúmeras olarias criadas para atender a demanda de moradias para os operários, que construíram suas casas aos poucos, sempre aos fins de semana. Atualmente, o distrito é o segundo mais povoado de todo o Estado, com 20 mil habitantes por km².

Até 1996, Cidade Ademar pertencia à região Administrativa de Santo Amaro. A partir de 1997 a administração regional - CD foi criada por decreto municipal e, na gestão de Marta Suplicy, virou subprefeitura. Cidade Ademar é cortada hoje por sete grandes corredores: Av. Cupecê, Av. Washington Luís, Av. Yervant Kissajikian, Av. Nossa Senhora do Sabará, Av. Nações Unidas trecho, cruzamento Av. Interlagos até cruzamento com Av. Washington Luís, Estrada do Alvarenga e Av. Alda que faz divisa com o município de Diadema.

etatto@al.sp.gov.br

alesp