Alesp aprova descentralização do Poder Judiciário


27/06/2013 18:06 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Ivan Sartori e Edmir Chedid na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia aprovou a criação dos departamentos de Execuções Criminais e de Inquéritos Policiais no âmbito do Poder Judiciário. Edmir Chedid (DEM), 2º secretário do Poder Legislativo, afirmou que a estes departamentos estarão vinculadas às unidades prisionais do Estado e às representações das autoridades policiais sobre a quebra de sigilo dos indiciados ou prisões cautelares. "Com isso, as atividades das varas de execução criminal serão agilizadas, desafogando o sistema penitenciário de São Paulo", garantiu.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, o avanço promovido com a aprovação do projeto se deve ao apoio demonstrado pela Alesp. "Com a provação do Projeto de Lei Complementar poderemos dar resposta ao povo para encaminhar os processos de execução criminal de forma eficiente e rápida; não há muro entre o TJ e a Alesp", complementou.

Chedid salienta que o Projeto de Lei Completar 9/2013, elaborado pelo Poder Judiciário, foi aprimorado pelo Legislativo por meio da Emenda Aglutinativa Substitutiva 7. Entre os aperfeiçoamentos, a emenda garante a criação de dez unidades com os dois departamentos distribuídas no Estado e a informatização dos processos, além de garantir a atuação de um único juiz na tramitação de cada processo ou inquérito. Cada unidade regional terá também um corregedor dos presídios para fiscalizar as condições de operação das penitenciárias e casas de detenção.

echedid@al.sp.gov.br

alesp