Denúncia de cartel em licitações para o metrô


18/07/2013 17:05 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:


Luiz Claudio Marcolino, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, disse que vai requerer, junto aos órgãos federais, informações sobre as investigações de existência de cartel nas licitações do metrô paulista, denunciada pela empresa Siemens.

A multinacional alemã fez a denúncia às autoridades brasileiras antitruste, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para escapar de uma punição maior. O caso foi revelado na edição, de 14/7, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a Siemens, ela própria vencedora de processos licitatórios para contratações pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as empresas formavam cartel e colocavam preços até 20% superiores aos de mercado, ao participar das licitações para compra de equipamentos.

O esquema envolvia, além da própria Siemens e da Alstom " esta também investigada na Europa por corrupção ", ainda outras multinacionais, como a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui, além de empresas nacionais como a Tejofran, fortemente ligada ao partido do governador.

"O governador Alckmin disse que quer apuração rigorosa do caso. Então, ele deveria orientar os deputados que compõem a sua base a assinar o pedido de CPI há tempos proposto pelo PT", disse o líder petista. Segundo Marcolino, o PT já havia denunciado o caso em 2008.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp