Amarelo piscante: semáforo como arma contra a criminalidade

Assembleia em Destaque
19/07/2013 19:01 | Da Redação

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou, no primeiro semestre de 2013, o Projeto de lei 397/2012, de autoria do deputado Celso Giglio (PSDB), que prevê que os semáforos em estado de atenção, com a luz amarela piscando, sejam mantidos no período das 24h à 8h, quando o fluxo de veículos é consideravelmente menor. A exceção ficaria por conta dos locais em que o fluxo de veículos e/ou pedestres se mantivesse intenso neste horário.

Alega o parlamentar, em sua justificativa, que a manutenção dos semáforos em funcionamento normal durante a madrugada vem obrigando os motoristas a desrespeitar a lei de trânsito, ao ultrapassar o sinal vermelho para se proteger de possíveis assaltos. Além disso, tal atitude coloca vidas em risco, aumentando a possibilidade de acidentes, por vezes fatais. Com a medida, ele acredita que tais riscos diminuiriam visivelmente, pois os condutores chegariam ao cruzamento em menor velocidade e o cruzariam com maior atenção.

alesp